Voith fará a repotenciação da usina hidrelétrica Henan Tianchi

voith china 1
Representantes na cerimônia de assinatura do contrato: Sr. Chen Qiu, secretário do comitê do partido e vice-gerente geral da Henan Tianchi e o Sr. Tang Xu, vice-presidente executivo da Voith Hydro Shanghai

A Henan Tianchi, e a Voith Hydro assinaram um contrato para o fornecimento de equipamentos para a usina reversível Henan Tianchi, em dezembro. A Voith fornecerá quatro geradores e turbinas Francis reversíveis de 300 MW, além dos equipamentos auxiliares da usina. A usina passará a ter uma capacidade total instalada de 1.200 MW. A queda nominal da usina é de 510 metros, e sua rotação nominal é de 500 rpm.

A usina reversível Henan Tianchi cumpre diversos objetivos, como armazenamento de energia em períodos de baixo consumo da rede para a compensação de picos de consumo, regulação de frequência e fase da rede, respaldo em caso de incidentes, bem como partida autônoma da rede elétrica da província de Henan. A Voith ganhou o contrato devido às vantagens tecnológicas que a empresa oferece para usinas reversíveis de grande porte, além da confiança do proprietário na tecnologia de usinas reversíveis da Voith. Até o momento, a Voith já instalou mais de 200 unidades reversíveis em todo o mundo.

O cronograma do contrato prevê que os equipamentos serão fornecidos até dezembro de 2020. A primeira unidade será comissionada no final de setembro de 2021, e a última unidade entrará em operação comercial em junho de 2022.

                                                 Sobre a usina hidrelétrica reversível Henan Tianchi

Voith China 2
Foto em grupo com todos os delegados.

A Henan Tianchi é uma subsidiária da State Grid e está localizada na província de Henan, na parte alta do rio Huangya. Construída pela Henan Tianchi Pumped Storage Co., Ltd., a usina é composta de reservatório superior, sistema de condução de água, casa de força em caverna, reservatório inferior e subestação externa. Após sua conclusão, o projeto de modernização de grande porte fará de Henan Tianchi uma usina de ponta em sua categoria. Além disso, como parte de sua repotenciação, serão instalados rolamentos isentos de óleo e graxa com o objetivo de evitar impactos ambientais.

 

A importância da energia hidrelétrica

A energia renovável é claramente a resposta mais sustentável à crescente demanda energética do planeta. A hidroeletricidade desempenha um papel fundamental na geração de energia sustentável e ecológica, e é a principal fonte de geração elétrica renovável do mundo. No mundo inteiro, sua contribuição é indispensável para o fornecimento estável de energia e, consequentemente, para o desenvolvimento socioeconômico – tanto em países industrializados como em regiões em rápido crescimento. Desde o começo da utilização da energia hidrelétrica, a Voith é uma fornecedora líder dessa tecnologia, e vem se refinando e aprimorando continuamente.

Fotos: Divulgação Voith Hydro