Voith e China Three Gorges assinam acordo de cooperação

Lu Chun, Presidente da China Three Gorges Corporation, e Hubert Lienhard, Presidente e CEO do Grupo Voith, assinam parceria em Berlim. Ao fundo, os presidentes da China e Alemanha, Xi Jinping e Angela Merkel, respectivamente.
Lu Chun, Presidente da China Three Gorges Corporation, e Hubert Lienhard, Presidente e CEO do Grupo Voith, assinam parceria em Berlim. Ao fundo, os presidentes da China e Alemanha, Xi Jinping e Angela Merkel, respectivamente.

 O fornecimento das unidades geradoras com turbinas-bombas reversíveis mais uma vez destaca a competência da Voith no fornecimento de equipamentos para usinas reversíveis de grande porte – o que também foi recentemente comprovado no projeto Hongping, outra usina hidrelétrica reversível chinesa. A usina hidrelétrica Changlongshan está localizada no condado de Anji, na província de Zhejiang, entre as cidades de Tianhuangping e Shanchuan. Com uma potência total de 2.100 MW, a usina será a terceira mais potente entre as usinas reversíveis já construídas ou em construção na China continental. Com uma queda nominal de 710 metros, a usina agora será a mais alta da China – e a segunda mais alta do mundo.

Além de constituir um pedido muito importante, o contrato também estabelece uma base sólida para a cooperação contínua entre a Voith e a China Three Gorges (CTG) com vistas ao desenvolvimento do setor hidrelétrico africano. A Voith possui uma longa e abrangente experiência no continente, onde a empresa vem realizando projetos hidrelétricos com sucesso desde a década de 1940. Até junho de 2017, a Voith já instalou cerca de 10.000 MW de capacidade em hidrelétricas na África, contribuindo assim de maneira significativa ao desenvolvimento do continente. A CTG se instalou pela primeira vez na África há 50 anos, e atualmente conta com mais de 300 projetos concluídos ou em execução em mais de 30 países e distritos do continente.

O acordo estratégico prevê a continuação e o aprofundamento da cooperação entre as duas empresas no continente. Além disso, inclui planos de um trabalho conjunto para o impulsionamento do conceito de desenvolvimento sustentável de energia hidrelétrica, bem como o crescimento econômico sustentável e o progresso social da África. A Voith e a CTG possuem um longo e sólido histórico de cooperação, e as duas empresas trabalham em estreita parceria em uma série de projetos hidrelétricos em todo o mundo.

A energia renovável é claramente a resposta mais sustentável à crescente demanda energética do planeta. A hidreletricidade desempenha um papel fundamental na geração de energia sustentável e ecológica e é a principal fonte de geração elétrica renovável do mundo. No mundo inteiro, sua contribuição é indispensável para o fornecimento estável de energia e, consequentemente, para o desenvolvimento socioeconômico – tanto em países industrializados como em regiões em rápido crescimento. Desde o começo da utilização da energia hidrelétrica a Voith é uma fornecedora líder dessa tecnologia e a vem refinando e aprimorando continuamente.

Foto: Divulgação Voith