Voith colabora com a fabricação de não-tecidos ecologicamente corretos

Com a nova WLM1 de sua linha de produção de não-tecidos, a Albaad, produtora de lenços umedecidos, aposta na Trützschler Nonwovens e na Voith, duas líderes tecnológicas bem estabelecidas na área de não-tecidos úmidos.

Com a sua inovadora tecnologia WLS (wet-laid/spunlace), a Voith e a Trützschler asseguram uma produção flexível e eficiente de não-tecidos úmidos e hídrico-interligados de 100% de celulose na nova linha de produção WLM1 da Albaad. O cliente do projeto em Dimona, Israel, é a Albaad, uma das três maiores fabricantes de lenços umedecidos e produtos de higiene feminina do mundo.

Já na primeira fase após o startup, a WLM1 atendeu totalmente às expectativas da Albaad: os não-tecidos fabricados a uma velocidade de mais de 200 metros por minuto apresentavam um produto de qualidade extremamente elevada. Por isso, Gadi Choresh, gerente de fábrica da Albaad, em Dimona, está satisfeito com o trabalho da Voith e da Trützschler: “A instalação e o start-up da máquina foram muito bem. Com seu profissionalismo e alto nível de comprometimento, a equipe garantiu o sucesso do projeto. A Albaad valoriza o compromisso de assistência a longo prazo para alcançar as propriedades da linha mesmo quando as coisas não acontecem conforme o esperado”.

De olho nas máquinas Voith e Trützschler para uma ótima qualidade

Para a produção “wet-in-wet” de seus não-tecidos, a Albaad utiliza exclusivamente fibras de celulose. No primeiro passo, para a formação do tecido, produz-se uma suspensão altamente diluída com água e alimentada no Voith HydroFormer. Uma manta de fibra homogênea se forma na tela inclinada da máquina. Em muitos aspectos, esse processo é semelhante à fabricação de papel. A Voith transferiu sua ampla competência em máquinas de papel para o conceito HydroFormer e, dessa forma, possibilita a produção de não-tecidos de alta qualidade neste segmento também.

A Voith e a Trützschler Nonwovens colaboraram novamente para implementar o projeto. A Trützschler foi em grande parte responsável pelas máquinas de colagem e secagem do tecido. A tecnologia AquaJet é líder no mundo na colagem de não-tecidos. Os jatos de água de alta pressão direcionados interligam as fibras individuais unicamente através do momento físico da água. O material obtém, assim, uma elevada resistência à tração e a sensação têxtil desejada sem o uso de quaisquer agentes de colagem ou fibras bicomponentes.

Na fábrica de WLS da Albaad, o secador inovador Streamliner de alto desempenho da Trützschler efetua a maior parte da secagem do material não-tecido. A seção do secador em espiral aumenta significativamente a velocidade do ar e, desta forma, obtém um desempenho ideal. Com a segunda etapa, vem outro componente do sistema da Voith, o de secagem MCB sem contato. Sua execução de maneira uniforme e estável, assegura o processo de secagem residual eficiente do material não-tecido.

Além disso, a Voith equipou a WLM1 com um sistema abrangente de controle de qualidade e processo. Ele monitora todos os parâmetros relevantes de produção e, assim, assegura de forma confiável um produto de alta qualidade.

Foto: Divulgação