TÜV Rheinland presta consultoria para projeto de usina termoelétrica

b9e800ee77aeda5ce1328c0f561a5075_ZoomImagelargeA multinacional americana General Electric (GE), por meio de sua unidade Alstom Energia, firmou um contrato com a TÜV Rheinland Serviços Industriais para atuação no projeto da Usina Termoelétrica (UTE) Porto de Sergipe.

Considerada a maior usina a gás natural da América Latina, a UTE contou com a expertise dos técnicos da TÜV Rheinland para consultoria sobre a compatibilidade das normas internacionais utilizadas para a elaboração do projeto da usina na Suíça e requisitos locais aplicáveis no Brasil. “Na primeira fase do projeto, os técnicos da TR realizaram a comparação entre as normativas internacionais adotadas para cada parte da planta (turbinas, gerador, tubulações, etc), identificando similaridades e discrepâncias em relação às normas brasileiras. Em uma segunda fase, foram analisados requisitos de segurança específicos para equipamentos (talhas, caldeiras, transformadores, etc)”, explica Wallace Menezes, coordenador do Projeto.

“O esforço comercial e tratativas com a GE permitiram que o escopo inicial fosse ampliado e a empresa foi convidada a executar serviços de consultoria referente a análise dos requisitos para elaboração do projeto de prevenção e combate a incêndio da planta, compreendendo desde a identificação das normas aplicáveis até as orientações para aprovação do projeto junto ao Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe – CBMSE”, explica Carlos Marolla, diretor da TÜV Rheinland.

O trabalho foi executado com a colaboração de Igor Moreno, gerente de AEX na empresa, e consultores especialistas nas disciplinas envolvidas. No total, foram 60 dias de trabalho e 13 profissionais envolvidos para a execução da primeira e segunda fase. Os serviços referentes ao projeto de prevenção e combate a incêndio devem se estender até o primeiro semestre de 2018, segundo previsão de aprovação do projeto junto ao CBMSE.

“Graças à segurança e confiança transmitidas no desenvolvimento deste trabalho, fomos convidados a assumir algo semelhante no México, que será realizado em parceria com a TÜV Rheinland México”, revela Marolla.

Foto: Digulgação TÜV Rheinland