TÜV Rheinland inaugura centro de cibersegurança industrial

A TÜV Rheinland, líder mundial em certificação, inspeção, gerenciamento de projetos e treinamentos, anuncia o lançamento do seu Centro de Excelência Global em Cibersegurança Industrial, localizado em Kuala Lumpur, capital da Malásia. O centro vai atender às necessidades de segurança cibernética de clientes industriais, como companhias de manufatura, plantas operacionais, companhias públicas e de energia, e sistemas de operação de transporte e de trânsito, para garantir o ambiente de tecnologia operacional de cada um deles. Em uma rápida evolução da digitalização em todos os mercados, há uma demanda significativa por ferramentas e por expertise em segurança industrial, que este novo centro de excelência vai desenvolver para o mundo todo.

A TÜV Rheinland também anuncia seu primeiro Laboratório de Segurança de Tecnologia Operacional, localizado na mesma cidade, que servirá como o hub regional para a demonstração da tecnologia de cibersegurança industrial, para compartilhar conhecimento e para reuniões com clientes. O laboratório irá fornecer um ambiente seguro e controlado para os clientes experimentarem cenários baseados em simulações de testes e demonstrações da vulnerabilidade dos sistemas industriais e das ameaças de segurança cibernética.

“Combinando nossa expertise em serviços industriais e em segurança de tecnologia operacional no nosso Centro de Excelência, somos uma das poucas organizações que desenvolve capacitação e que está apta a oferecer este nível de experiência em cibersegurança para clientes preocupados com a proteção de suas operações.” explica Frank Luzsicza, vice-Presidente Executivo da TÜV Rheinland.

A unidade terá equipamentos para demonstrar os processos de fabricação industrial, gerando dados industriais em tempo real, que serão integrados com tecnologias que detectam ameaças e protegem essas instalações industriais. “Este laboratório é um passo único e significativo para atender às necessidades dos nossos clientes. Usando uma combinação de sessões de treinamento, pilotos, demonstrações, pesquisa de ameaças e simulações de ciberataques o laboratório irá ajudar nossos clientes a permanecerem à frente das ameaças cibernéticas industriais”, acrescenta Urmez Daver, Chefe Global de Segurança Cibernética Industrial do Centro de Excelência.

Cibersegurança no mundo da tecnologia operacional e sistemas de controle industrial

Organizações que operam instalações industriais têm a responsabilidade de monitorar, detectar e mitigar os ataques de segurança cibernética, a fim de manter a proteção, integridade e disponibilidade de sua planta que, se comprometida, pode ter um impacto grave e prejudicial à sociedade. As principais normas de segurança cibernética para sistemas de controle industrial enfatizam que os operadores de sistemas devem ter localmente soluções de gerenciamento de segurança cibernética.

Foto: Divulgação Tüv Rheinland