thyssenkrupp expande rede de serviços no Brasil

A thyssenkrupp inaugurou um Centro de Serviços para a indústria de mineração em Parauapebas (PA), marcando mais um passo na expansão da rede global da área de negócios Industrial Solutions. Cobrindo uma área de cerca de 11.500 metros quadrados, o Centro de Serviços oferece uma gama completa de serviços de manutenção, reparo e serviços de campo adaptados às necessidades dos grandes complexos de mineração de Carajás. A região possui as mais ricas reservas conhecidas de minério de ferro do mundo, estimadas em cerca de 18 bilhões de toneladas.

Dr. Donald Weir, CEO da unidade de negócios Service da thyssenkrupp Industrial Solutions: “Como um parceiro local confiável para nossos clientes em todo o mundo, queremos oferecer os melhores serviços possíveis. Para isso, combinamos conhecimento global com velocidade e experiência local. Nosso novo centro em Carajás nos aproxima ainda mais de nossos clientes e de algumas de suas maiores e mais novas instalações. Como parte de uma rede global, a unidade lucrará com a transferência de conhecimento e experiência e fornecerá serviços inovadores e de alta qualidade. Isso nos permite atender ainda melhor a crescente demanda de nossos clientes por serviços durante todo o ciclo de vida da planta”.

Complementando a oferta de serviços oferecidos pelo Centro de Serviços em operação em Santa Luzia (MG) há três anos, o novo centro contará inicialmente com uma equipe local de profissionais especializados em serviços como inspeções, gerenciamento de paradas e assistência de emergência em caso de falha do equipamento. No futuro, sua oferta também incluirá a fabricação local e a manutenção de peças de reposição e desgaste para a indústria de mineração. Para isso, a unidade contará com máquinas modernas de fabricação e equipamentos de elevação de última geração. O novo Centro de Serviços deverá ser totalmente inaugurado em julho de 2018. Os dois centros, em Santa Luzia e Carajás, prestam serviços para máquinas e equipamentos fabricados pela thyssenkrupp e por outros fabricantes.

Paulo Alvarenga, CEO da thyssenkrupp para a América do Sul, afirma: “Os tempos de resposta rápidos são um fator-chave de sucesso no setor de serviços. Por isso, estamos cada vez mais próximos de nossos clientes expandindo ainda mais nossas equipes e estruturas locais. A América do Sul, e particularmente o Brasil, é um mercado de crescimento atraente para nós. Com um grande número de máquinas de mineração e facilities instaladas na região, temos uma boa base para o nosso negócio de serviços”.

Torsten Gerlach, CEO da unidade de negócios Mining Technologies da thyssenkrupp Industrial Solutions complementa: “Para o nosso negócio de mineração, o novo Centro de Serviços é um marco significativo para intensificar ainda mais a parceria de sucesso com nossos clientes na região”.

Com a expansão de sua oferta de serviços na América do Sul, a thyssenkrupp continua sua estratégia de aumentar a participação de serviços em seus negócios de engenharia de plantas e se posicionar globalmente como um parceiro líder para clientes em diferentes setores. O portfólio de serviços abrange gerenciamento e fornecimento de peças sobressalentes e de desgaste, serviços de campo e de oficina, expansões e modernizações complexas, bem como operação e manutenção de planta.

Tecnologia de ponta para processamento mineral, da mina ao porto

Referência no fornecimento de soluções para extração, manuseio, estocagem e processamento de matéria-prima, a thyssenkrupp desenvolve para o setor de mineração equipamentos que podem ser aplicados em praticamente todas as fases da operação, da mina ao porto.

No Brasil, a empresa possui uma base instalada de cerca de 350 equipamentos de mineração, tais como sistemas de britagem móvel e semimóvel, alimentadores metálicos e separadores, transportadores de correia, sistemas de carregamento de vagões, descarregamento e viradores de vagões. Desse total, 44 estão em operação na região de Carajás.

Exemplo disso é o sistema de britagem móvel para processamento e manuseio de minérios. Desenvolvido para reduzir custos operacionais, minimizar impactos ambientais e aumentar a segurança da operação em minas, essa solução possibilita que o material estéril e/ou o minério sejam transportados diretamente da lavra para a pilha de rejeito ou para a área de beneficiamento mineral, sem a utilização de caminhões para o transporte. A thyssenkrupp possui longa história de pioneirismo em sistemas contínuos de britagem totalmente móveis, aplicados na mineração a céu aberto.

Foto: Divulgação thyssenkrupp