thyssenkrupp Elevadores comemora o 50º aniversário do CTBUH com lista dos 50 maiores edifícios

Foto: Divulgação / thyssenkrupp.

A Conferência do CTBUH – Concil on Tall Buildings na Urban Habitats (sigla em inglês para Conselho para Edifícios Altos e Habitats Urbanos) realiza este ano sua 50ª edição. Em homenagem a esse meio século, a thyssenkrupp Elevadores destaca no evento, os 50 projetos globais mais inovadores dos quais faz parte. Uma referência ao tema deste ano da conferência, 50 Forward | 50 Back – A história recente e o futuro essencial das cidades sustentáveis, que será realizada de 28 a 30 de outubro, em Chicago, nos Estados Unidos.

Por mais de 40 anos, a thyssenkrupp Elevadores desempenhou um papel importante na criação de sistemas de elevadores, que deram condições para arquitetos e engenheiros criarem arranha-céus que desafiaram a lógica convencional e o que se pensava ser possível anteriormente.

Com essa expertise, a empresa participa de dois painéis sobre o futuro da mobilidade urbana, que serão realizados na conferência. Uma delas sobre Tecnologias que Transformaram Cidades, abordando as soluções inovadoras que tornaram realidade os arranha-céus. Na ocasião, Markus Jetter, chefe do Centro de Pesquisa e Inovação da thyssenkrupp, em Rottweil, na Alemanha, vai discutir o tema Elevar e a Cidade: como os elevadores mudam e reinventam a forma das cidades.

O outro painel com presença da empresa é A Evolução dos Megaprojetos e Cidades Multidimensionais, que discute o que será necessário do ponto de vista operacional e de construção para tornar as cidades em 3D. Nesse espaço, Michael Cesarz, CEO do MULTI, vai falar sobre o tema A Terceira Dimensão do transporte de Pessoas.

Essa preocupação da empresa com o futuro a levou a conquistar, no ano passado, o Prêmio de Inovação na conferência do CTBUH. O reconhecimento foi concedido por conta da tecnologia inovadora que a thyssenkrupp aplicou no MULTI, o primeiro sistema de elevadores sem cabos no mundo, que possibilita várias cabinas operando em loop, como um sistema de metrô, e que se movimenta tanto na vertical, subindo e descendo, como na horizontal.

Os sistemas de elevadores da thyssenkrupp estão em alguns dos arranha-céus mais impressionantes já construídos, como o One World Trade Center, em Nova York, que possui 541 metros de altura e conta com 71 elevadores (os mais rápidos das Américas) e 12 escadas rolantes da empresa. Em 2022, a cidade vai receber outro projeto inovador – 50 Hudson Yards, com 308 metros, que terá 40 elevadores TWIN, sistema inovador da thyssenkrupp pelo qual dois elevadores operam independentes no mesmo poço.

No Brasil, a empresa também é referência em prédios altos. Entre eles, o Birmann 32, em construção em São Paulo, que terá os primeiros elevadores com velocidade de 7 metros por segundo do Brasil para atingir o topo da torre corporativa com 125 metros de altura. A empresa também assina os elevadores do One Tower, prédio em construção em Balneário Camboriú, com 280 metros de altura, que também estará entre os residenciais mais altos da América Latina. Para transportar os futuros moradores pelos 70 andares serão cinco elevadores que atingirão o topo na velocidade de 5 metros por segundo.