thyssenkrupp e Aldeias Infantis SOS lançam iniciativa para jovens carentes

Lancamento Projeto SEED BrasilA thyssenkrupp firmou uma parceria com a Aldeias Infantis SOS, organização humanitária internacional. O objetivo é combater o desemprego juvenil, a partir de ações no estado de São Paulo, em regiões com taxas de desemprego severas.

A iniciativa faz parte do projeto mundial de responsabilidade social da thyssenkrupp denominado SEED (Sustentar, Educar, Elevar, Desenvolver) que visa apoiar e desenvolver as aptidões dos jovens na busca de emprego. O projeto vai ao encontro do programa YouthCan! em que a Aldeias Infantis SOS combate o desemprego juvenil com o apoio do setor privado.

Na primeira fase do projeto, aproximadamente 300 jovens das Aldeias Infantis SOS, sendo em torno de 100 do Brasil, receberão assistência profissional da thyssenkrupp e de seus colaboradores locais, por meio do voluntariado corporativo durante um ano. A iniciativa tem como objetivo auxiliar os jovens a se tornarem adultos independentes profissionalmente através de treinamentos de habilidades, orientação para a carreira e suporte para empreendimentos.

A indicação do Brasil como um dos países participantes do projeto está associada à atual conjuntura econômica e à falta de perspectivas dos jovens brasileiros. “É fundamental destacar a importância da formação desses jovens para o desenvolvimento de novos talentos muitas vezes escondidos, a partir do engajamento de nossos colaboradores em atividades efetivas de responsabilidade social”, destaca Sérgio Martins Cardoso, Vice President Head of Field Operation thyssenkrupp Elevator AG.

Para a Aldeias Infantis, a parceria com a thyssenkrupp é fundamental para o avanço do projeto no Brasil. “O YouthCan! é um programa inovador e acreditamos em seu potencial de inclusão. Buscamos unir a expertise da Aldeias Infantis SOS a uma rede de empresas parceiras globais e locais, como a thyssenkrupp, para assegurar que os jovens em situação de risco possam adquirir habilidades e independência em suas escolhas de vida”, explica a gestora nacional da Aldeias Infantis SOS Brasil, Sandra Greco.


Projeto SEED

Por meio do projeto SEED, os colaboradores da thyssenkrupp poderão ser voluntários como instrutores, mentores e modelos de inspiração, oferecendo seus conhecimentos e acesso às suas redes profissionais aos jovens que participarão da parceria com a ONG Aldeias Infantis SOS.

Segundo Andreas Schierenbeck, CEO da Thyssenkrupp Elevator, o projeto está no DNA da companhia. “Nosso negócio é o design, fabricação, entrega e manutenção de soluções avançadas de mobilidade urbana que contribuem para tornar as cidades os melhores lugares para se viver. Naturalmente, isso também significa apoiar o equilíbrio social e uma qualidade de vida justa”.

A thyssenkrupp cria oportunidades de crescimento e desenvolvimento de talentos para os seus 52.000 funcionários, através do “seed campus“, uma rede com mais de 15 centros de aprendizado fixos e móveis localizados em todos os continentes. Esta rede é fonte de inspiração para o projeto de parceria da thyssenkrupp Elevator com as Aldeias Infantis SOS.

 

YouthCan!
O Brasil é um dos três países na América Latina e Caribe onde o YouthCan! foi implementado pela Aldeias Infantis, junto a Colômbia e Costa Rica. No mundo são dez países na Ásia (Indonésia e Sri Lanka), África (Nigéria, Ruanda e África do Sul), Europa (Hungria) e Oriente Médio (Jordânia). Trabalhando com o setor privado, cresce o impacto na vida de jovens e comunidades, contribuindo ativamente para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.  Em 2017, foram alcançados 4.307 jovens pelo mundo, através de um total de 117 parcerias nacionais e envolvimento com 891 funcionários voluntários.

Foto: Divulgação thyssenkrupp