Tecpar e AguasParaná assinam acordo para apoiar reciclagem no Paraná

tecpar assina acordo com aguasparanaO Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) e o Instituto das Águas do Paraná (ÁguasParaná) assinaram um acordo para realizar avaliação de unidades recicladoras de 90 municípios do Estado, bem como ofertar o treinamento em gestão administrativa e segurança no trabalho a mais de mil pessoas que trabalham com coleta e reciclagem de resíduos nessas cidades.

O acordo foi assinado em 17 de maio, Dia Mundial da Reciclagem, entre o diretor-presidente do Tecpar, Júlio C. Felix, e o diretor-presidente do ÁguasParaná, Iram de Rezende.

O Tecpar, que já realizou a avaliação da Planta de Gerenciamento de Resíduos Recicláveis que o ÁguasParaná instalou em Corbélia, no Oeste do Estado, foi contratado agora para realizar a mesma avaliação em 90 novos municípios.

O Tecpar vai avaliar nesses municípios as instalações e equipamentos das plantas que são destinadas para a triagem, enfardamento e comercialização dos resíduos recicláveis coletados pelas associações de catadores local. A intenção é analisar se as Plantas de Gerenciamento de Recicláveis apresentam condições de operação e trabalho satisfatórias com relação ao desempenho, à ergonomia e à segurança relacionados aos equipamentos e instalações da planta.

O diretor-presidente do Tecpar, Júlio C. Felix, ressalta a soma de competências entre instituições do Governo do Estado para buscar soluções aos cidadãos paranaenses. “Orientados pela governadora Cida Borghetti, somamos esforços para prestar melhores serviços públicos aos paranaenses. O Governo, com suas instituições, oferecem infraestrutura e capacitação para impactar diretamente na qualidade de vida das pessoas”, destacou.

Educação

Em outra frente, a ação do ÁguasParaná prevê que profissionais da reciclagem e agentes municipais sejam treinados pelo Tecpar Educação em gestão administrativa e financeira para operar as plantas de reciclagem e ainda em meio ambiente, saúde e segurança do trabalho. “A intenção é que os profissionais da reciclagem se sintam donos da gestão da unidade recicladora, atuando em prol de seu desenvolvimento como empresa perene, que contribui com o meio ambiente e com a qualidade de vida das cidades”, destacou Rezende.

Foto: Divulgação Tecpar