STIHL inicia obra do seu novo centro de P&D

Foto Luiz ChavesPalacio Piratini (003)A STIHL Ferramentas Motorizadas deu início a construção do seu novo Centro de Pesquisa e Desenvolvimento, primeiro projeto do pacote de investimento de R$ 300 milhões anunciado em setembro na Alemanha. A solenidade para marcar o início das obras aconteceu nessa segunda (6) na sede da STIHL, em São Leopoldo e contou com a presença do Governador do Rio Grande do Sul, José Ivo Sartori.

Para a solenidade, também estiveram presentes as lideranças da empresa alemã Hans Peter Stihl, presidente honorário do Conselho Consultivo do Grupo STIHL; Nikolas Stihl, presidente do Conselho Consultivo do Grupo STIHL; Selina Stihl, membro do Conselho Consultivo do Grupo STIHL; e Cláudio Guenther, presidente da STIHL Brasil, além do embaixador da Alemanha no Brasil, Dr. Georg Witschel, do cônsul da Alemanha para o RS e SC, Dr. Stefan Traumann, do prefeito de São Leopoldo, Ary Vanazzi, e do reitor da Unisinos, Marcelo Fernandes de Aquino.

“Contamos com aproximadamente 50 colaboradores na STIHL Brasil focados, exclusivamente, em pesquisa e desenvolvimento, ou seja, na busca por novas e aperfeiçoadas tecnologias”, destacou Cláudio Guenther. Já Selina Stihl enalteceu a cidade sede da fábrica no Brasil e afirmou: “O novo Centro de Pesquisa e Desenvolvimento fortalecerá a produção local de maneira geral. São Leopoldo tem futuro”. Por fim, o governador José Ivo Sartori ressaltou que este investimento da STIHL representa a colheita de bons resultados plantados por pessoas com crença na evolução. “Um novo espaço como este significa confiança no Rio Grande do Sul e no povo gaúcho”, disse.

O novo Centro de Pesquisa e Desenvolvimento terá um espaço de 3.200 m² com um investimento total de R$ 38,5 milhões. A estrutura contará com instalações modernas conforme padrões da matriz alemã que abrigarão 35 salas individuais para testes, espaço para preparação de motores e área administrativa. A estimativa para a conclusão da obra e início do funcionamento do novo prédio é até o final de 2018. Esta expansão foi identificada mediante a necessidade de modernização e aumento da capacidade de desenvolver e testar produtos e de inovações para o Grupo STIHL.

Até 2020, o restante dos investimentos contemplarão, além das áreas de Inovação, Pesquisa e Desenvolvimento, a construção de um novo prédio para expansão das linhas de produção com instalações voltadas à concepção de uma indústria limpa. Além disso, a empresa está impulsionando a implementação de tecnologias para a digitalização, otimização e automatização dos seus processos fabris alinhados ao conceito de Indústria 4.0.

Foto: Luiz Chaves/Palácio Piratini