Staufen Táktica promove workshop de Toyota Kata

staufenDiz a sabedoria popular que tudo na vida é questão de hábito. Se, para mudarmos velhos hábitos mentais, é preciso muito esforço e determinação no âmbito pessoal, imagine então a energia necessária para transformar a rotina e a gestão de grandes organizações?

Com o objetivo de ensinar lideranças a transformarem padrões mentais de toda uma equipe, o workshop Toyota Kata, um dos treinamentos de maior sucesso da Staufen Táktica, será replicado na próxima terça, 3 de outubro, das 8h às 17h, na planta de São Bernardo do Campo da ZF do Brasil.

Desenvolvido e implementado pela Toyota, dentro do conjunto de ferramentas Lean, o Kata de Melhoria ensina o comportamento dirigido pelo propósito, e não apenas na caça por desperdícios ou reações desconectadas para problemas. É preciso definir com clareza o desafio, entender a situação atual, estabelecer onde se quer chegar – a condição-alvo -, e a forma para se chegar lá por meio de uma rotina sistemática e interativa.

Mudar hábitos, neste sentido, potencializa as capacidades individuais do colaborador, desenvolvendo o domínio da melhoria contínua, a adaptabilidade e a tão sonhada inovação, tanto no chão de fábrica quanto nas áreas indiretas ou em processos de serviços.

Já pelo Kata de Coaching, que também está na programação do workshop do dia 3, a organização desenvolve os líderes como treinadores internos para ensinar o Kata de Melhoria no dia a dia.

De acordo com o consultor em gestão Lean e diretor geral da Staufen Táktica, Dário Spinola, Kata significa “forma de fazer” e se refere ao padrão que pode ser praticado para desenvolver habilidades particulares e mentalidade. “É como andar de bicicleta, dirigir um carro ou digitar. A partir do momento em que se adquire familiaridade, aquele processo exige menos atenção do colaborador, que podem focar nos caminhos a serem seguidos”, explica.

O diretor da Staufen Táktica ainda afirma que o método Kata influencia os padrões de comportamento que são seguidos em uma empresa todos os dias. “Ele convida gerentes e colaboradores a se engajarem mais profundamente uns com os outros e, consequentemente, a serem levados a uma vantagem competitiva duradoura. Por fim, para alcançar todo o potencial das rotinas de melhoria, o Kata deve ser integrado a todo o sistema de Lean Management da empresa”, finaliza Spinola.

Workshop Toyota Kata
Terça-feira, 3 de outubro, das 8h às 17h
Local: ZF do Brasil (Avenida Piraporinha, 1000 – São Bernardo do Campo/SP)
Informações e inscrições: www.staufen-taktica.com.br

Foto: Divulgação Staufen Táktica