Siemens constrói rodovias para caminhões elétricos na Alemanha

Der eHighway ist eine zuverlässige und umweltschonende Alternative zum herkömmlichen Lkw-Transport. Er versorgt Lkw über eine Oberleitung mit Strom. Das sorgt nicht nur für eine Halbierung des Energieverbrauchs sondern auch für eine Verringerung der lokalen Luftverschmutzung. Im Vergleich zu Verbrennungsmotoren ist die Technologie damit doppelt so effizient. eHighway is a reliable and environmentally friendly alternative to standard truck transport that supplies trucks with power from an overhead contact line. This means that not only is energy consumption cut by half, but local air pollution is reduced too, making the technology twice as efficient as internal combustion engines.

A Siemens foi contratada pelo estado alemão de Hesse para construir uma linha de contato aérea para o transporte eletrificado de mercadorias em uma extensão de dez quilômetros de rodovia. A linha fornecerá eletricidade para caminhões híbridos.

A empresa apresentou originalmente o conceito “eHighway” em 2012. O sistema será instalado na Autobahn federal A5 entre a bifurcação Zeppelinheim/Cargo City Süd no Aeroporto de Frankfurt e a bifurcação Darmstadt/Weiterstadt.

A Siemens será responsável pelo planejamento, construção e, por opção, pela manutenção do sistema. O sistema está sendo construído como parte do projeto conjunto “Transporte de Carga Pesada Eletrizada e Inovadora em Autoestradas” (ELISA, em inglês) do Ministério Federal do Meio Ambiente, Conservação da Natureza, Construção e Segurança Nuclear da Alemanha (BMUB). A Hessen Mobil, responsável pela gestão de estradas e transportes no estado, está gerenciando o projeto.

“A construção irá demonstrar a viabilidade de integrar sistemas de contato indiretos com uma via pública. Ele será utilizado para redes de transporte reais e provará a viabilidade do projeto na região urbana de Frankfurt”, disse Gerd Riegelhuth, chefe de Transporte da Hessen Mobil.

“Com o eHighway, criamos uma solução economicamente viável para o transporte de mercadorias. Nossa tecnologia é uma alternativa já existente e viável para caminhões que operam com motores de combustão interna”, completa Roland Edel, diretor de Tecnologia da Divisão de Mobilidade.

O eHighway é duas vezes mais eficiente em comparação com os motores de combustão interna. Isso não só significa reduzir o consumo de energia ao meio, mas também reduzir significativamente a poluição atmosférica local. O elemento central é um pantógrafo inteligente nos caminhões, combinado com um sistema de acionamento híbrido. Os veículos equipados operam localmente sem emissões e com eletricidade a partir da linha aérea, alternando automaticamente para um motor híbrido em estradas sem esse sistema.

Foto: Divulgação Siemens