SCHUNK inova linha de mandris hidráulicos

tendoA SCHUNK Intec-Br., subsidiária brasileira da empresa familiar alemã SCHUNK GmbH & Co. KG, líder competente em sistemas de garras e tecnologia de fixação, continua expandindo a posição de seus mandris hidráulicos de alta performance, TENDO E compact, e pela primeira vez apresenta o mais poderoso mandril hidráulico com a interface SCHUNK CAPTO.

O mandril TENDO E Compact SCHUNK CAPTO combina altas forças de fixação e excelente amortecimento de vibrações com um extraordinário torque. O mandril de precisão garante alta estabilidade até mesmo em casos de alterações abruptas de cargas e permite um desempenho sem precedentes para um mandril hidráulico, ao mesmo tempo em que fornece um ótimo acabamento e significante redução de desgaste de ferramentas.

Maior torque do que os mandris hidráulicos convencionais       
Como parte de uma parceria de longa data com a Sandvik Coromant, a SCHUNK produz todos os mandris com interface CAPTO, incluindo o mandril de baixo custo TENDO E compact SCHUNK CAPTO, produzido na sede da empresa em Lauffen/Neckar.

A principal característica da interface é um cone poligonal, que garante uma fixação estável, sem folga. A câmara hidráulica de expansão amortece a vibração que ocorre durante a usinagem.

Isso estabiliza o uso da ferramenta. Além disso, esta absorção de altas cargas aumenta a vida útil do spindle e de seus rolamentos. Com a sua permanente precisão de menos de 0,003 mm em um comprimento de 2.5 * diâmetro e uma classe de balanceamento G 2.5 à 25.000 rpm, o TENDO E compact SCHUNK CAPTO aprimora a linha dos conceituados porta ferramentas de expansão hidráulica da SCHUNK.

Suas forças de fixação são por volta de 20% mais altas em comparação aos mandris hidráulicos convencionais. Se comparado aos mandris hidráulicos convencionais, o TENDO E compact possui até torque mais altos em até 60%

Troca rápida da ferramenta com uma chave Allen

Em 2014, no WBK, Instituto para Produção de Tecnologia, em Karlsruhe, por meio de uma série de testes mostrou que os usuários dos mandris SCHUNK TENDO E compact possuem o benefício de aumentar a vida útil da ferramenta em até 300% em comparação a outros sistemas de fixação.

Com uma taxa de remoção de material idêntica, cerca de 2/3 dos custos de ferramentas de corte podem ser economizados. A SCHUNK agora está expandindo estas vantagens com a nova interface SCHUNK CAPTO.

Como todos os mandris hidráulicos SCHUNK TENDO, o TENDO E Compact, não é necessário nenhum equipamento periférico adicional, que pode ser muito caro em alguns casos. Uma chave Allen é o suficiente para uma troca rápida de ferramenta. Todos os tipos de hastes podem ser fixadas, incluindo Weldon ou Whistle Notch. Buchas de redução podem ser utilizadas para redução dos diâmetros de fixação. Os mandris TENDO E Compact SCHUNK CAPTO estão disponíveis para interfaces C4 (Ø 12 mm, 20 mm), C5(Ø12 mm, 20 mm) e C6 (Ø12 mm, 20 mm e 32 mm). Além disso, a SCHUNK padronizou os mandris hidráulicos de alta performance para interfaces HSK-A63, HSK-A100, SK40, SK50, BT30, BT40 e BT50.

Foto: Divulgação SCHUNK