Schaeffler oferece serviço de repotencialização de rolamentos para reduzir custos de manutenção

Foto: Divulgação Schaeffler

Aumentar a vida útil dos rolamentos, reduzir os custos de manutenção e evitar a aquisição desnecessária de novas peças são alguns dos motivos que têm levado um número cada vez maior de empresas a optar pela repotencialização dos rolamentos de máquinas e equipamentos industriais. A Schaeffler – fornecedora global automotiva e industrial, detentora das marcas LuK, INA e FAG – está investindo na ampliação dos serviços de repotencialização de rolamentos em sua planta em Sorocaba, interior de São Paulo. A empresa repotencializa praticamente todos os tipos e tamanhos de rolamentos, independentemente do fabricante.

São vários os segmentos industriais que têm recorrido a esses serviços neste momento de incertezas da economia brasileira como forma de conciliar custos e qualidade, principalmente os setores de papel e celulose, mineração, cimento e siderurgia. Há ainda oportunidades na indústria de bebidas, construção e de movimentação de cargas.

“A repotencialização proporciona a mesma performance que um rolamento novo, mas com custo 40% a 70% menor. O cliente consegue reduzir o estoque, as despesas de um novo investimento e o prazo de entrega. Portanto, antes de comprar peças novas, as empresas podem nos consultar para verificar a viabilidade da repotencialização”, explica Antonio de Campos Junior, Chefe de Serviços Técnicos de Distribuição Industrial.

A empresa é pioneira no desenvolvimento e fabricação de rolamentos e uma das maiores companhias de tecnologias automotiva e industrial do mundo. Portanto, possui conhecimento, profissionais capacitados e toda a confiabilidade da marca Schaeffler para prestar esses serviços aos clientes. 

A Schaeffler realiza quatro diferentes níveis de repotencialização, dependendo das condições da peça. No primeiro deles é feita a avaliação do rolamento, com desmontagem, limpeza e inspeção dos componentes. O nível 2 consiste no reparo por lapidação, com polimento das pistas, dos corpos rolantes e das superfícies de assentamento. O nível 3 inclui a retífica das pistas e substituição de alguns componentes, enquanto no nível 4 é necessário trocar também os anéis do rolamento. Em todos os níveis são feitas a lubrificação, montagem, aplicação de conservante para preservação dos componentes e a embalagem do rolamento. 

Os serviços são executados nas próprias instalações da Schaeffler em Sorocaba, contando, portanto, com toda a estrutura da fábrica, como os Laboratórios de Metrologia e Metalurgia e a área de Revestimento, o que possibilita uma avaliação detalhada da condição do rolamento com verificação do dimensional em máquinas tridimensionais, análises de falhas em microscópios eletrônicos de varredura, inspeções com ultrassom para garantir a integridade das pistas, bem como a aplicação do Corrotect® para proteção contra corrosão e da Oxidação Negra para minimizar os efeitos de escorregamento dos corpos rolantes.