Schaeffler é premiada por implantação de soluções ecológicas de limpeza de peças e máquinas

O desenvolvimento de soluções ecológicas para a limpeza de peças e de máquinas na fábrica de Sorocaba rendeu à Schaeffler Brasil – detentora das marcas LuK, INA e FAG – o Prêmio “Clarus Destaque Sustentável 2018”. Os novos produtos de limpeza são o resultado de uma parceria entre a Schaeffler e a Clarus Technology, com o objetivo de contribuir com a preservação do meio ambiente, a segurança operacional e o atendimento de normas técnicas governamentais e da própria empresa sobre uso de produtos químicos.

O desenvolvimento foi realizado com o apoio de diferentes áreas, como laboratório químico, qualidade, meio ambiente e compras, resultou em solventes ecológicos, biodegradáveis, com alta volatilidade e não inflamáveis, que evaporam sem deixar resíduos nem prejudicar as peças metálicas para limpeza de peças e máquinas na Schaeffler. Os produtos são usados para limpeza de máquinas antes da pintura, remoção de resíduos de tinta, limpeza de ferramentas e de peças, com a vantagem de serem isentos de fenóis, benzenos, cromatos, metais pesados e hidrocarbonetos aromáticos.

“Essa premiação reconhece nossos esforços para promover a melhoria contínua e o crescimento sustentável. A cultura de preservação ambiental da Schaeffler norteia o desenvolvimento de nossos produtos, todos os processos fabris e administrativos de nossa planta e também a estratégia corporativa Mobility for tomorrow, com a qual a empresa pretende moldar a mobilidade do futuro”, afirma Pedro Insua, Gerente da Qualidade Schaeffler América do Sul.

As boas práticas socioambientais já renderam à empresa outros reconhecimentos de entidades e clientes nos últimos anos, como o reconhecimento da Embraco em 2013 e Mercedes-Benz em 2014, devido à recuperação e reuso de óleo mineral através da briquetagem da borra da retífica. Cerca de 250 mil litros de óleo mineral usados nas máquinas ao ano, são recuperados pelo processo de briquetagem e reutilizados na própria produção. O Programa de Eficiência Energética EnEffpro também recebeu o Prêmio do Sindipeças e o Prêmio BRASA (Brazilian Automotive Suppliers Association – Associação de Fornecedores Automotivos Brasileiros), em 2016.

A cultura de desenvolvimento sustentável da Schaeffler é permeada pela adoção de várias medidas, como a reciclagem de 96% dos resíduos gerados na planta de Sorocaba e o tratamento de toda a água utilizada nos processos de fabricação, cerca de 80 mil litros ao ano. Anualmente, 5 mil litros de óleo de cozinha utilizados nos restaurantes da empresa e trazidos pelos colaboradores são reciclados e doados ao Instituto de Educação Socioambiental (IESA), que os transforma em sabão em pedra para comercialização. A iniciativa já completa 10 anos, com lucros revertidos para entidades assistenciais da cidade.

Empresa certificada pelas normas ISO 14001, OHSAS 18001, ISO 50001 e EMAS, a Schaeffler comemora 60 anos no Brasil com uma história marcada pela melhoria contínua e preocupação com o meio ambiente, segurança e saúde dos colaboradores e comunidade.

Divulgação: Shutterstock