SAP moderniza processos de gestão da Sabesp

shutterstockA Sabesp – Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo – modernizou seus sistemas de gestão gerenciais e empresariais com soluções tecnológicas da SAP. A companhia substituiu os antigos sistemas legados, baseados em mainframe, da década de 70, pelo SAP ERP e SAP HANA.

“Decidimos revisar processos e procedimentos para prover maior eficiência para a companhia”, explica Manuelito Magalhães Jr, diretor de Gestão Corporativa da Sabesp. Ele destaca que as soluções adotadas “atendem a todos os requisitos exigidos por uma companhia de saneamento”.  O executivo garante que, apesar do recente go live, no último mês de abril, já é possível constatar uma significativa melhoria de performance. “Observamos, sem dúvida, maior eficiência, mais rapidez e agilidade nos nossos processos”.

A implementação das soluções da nova plataforma da companhia – que passaram a compor o Projeto SiiS – Sistema Integrado de Informações SABESP – foram implementadas pela Accenture, parceira da SAP.

“O projeto não foi apenas uma implementação de sistemas, mas também uma iniciativa complexa de transformação organizacional”, comenta Priscila de Pinho, diretora executiva de Resources e líder do projeto com a Sabesp na Accenture. “Os serviços prestados pela Sabesp são essenciais ao cidadão, então sabemos da responsabilidade ao participarmos de iniciativas que aprimorem não apenas a performance da organização, mas também como ela colabora no dia a dia das pessoas”.

Os módulos adotados respondem por todos os processos administrativos e financeiros, atendendo requisitos importantes como os exigidos pelas   áreas de Controladoria e Finanças, Suprimentos e Estoques, Gerenciamento e Controle de Projetos, Gestão de Manutenção, Recursos Humanos, Perfis, Governança, Risco e Conformidade, Frota e Telecomunicações/Energia Elétrica e Autoatendimento.

“Estamos muito satisfeitos em participar dessa jornada de transformação com nossas soluções, que ajudam a simplificar a gestão, oferecendo, ao mesmo tempo, alto poder de processamento e novas capacidades. A plataforma vai suportar suas operações com muita segurança e agilidade, além de elevar o uso das informações para tomada de decisão. Certamente vai ajudá-los a incrementar o resultado de seus processos, permitindo que a empresa siga investindo nessa tecnologia para melhora contínua da performance do negócio e de seus serviços aos milhões de clientes que atendem”, destaca Rui Botelho, vice-presidente de Vendas da SAP Brasil.

Foto: Shutterstock