SAP anuncia dois projetos de cooperação em blockchain

Com foco em acelerar a coinovação e com base em sua rede global de clientes, a SAP anuncia a formação de dois novos projetos de cooperação com setores da indústria dentro do programa SAP Blockchain Consortium: um para alavancar tecnologias para a área da ciência e para o setor farmacêutico e outro com foco no agronegócio e varejo.

Ambos os consórcios reúnem clientes, parceiros e agentes relevantes para identificar casos de uso para blockchain, campos de cooperação entre diferentes setores de atividade e novos benefícios para redes de blockchain. Esses grupos se somarão ao consórcio do segmento de alta tecnologia, que já dobrou seu tamanho desde sua criação neste no inicio do ano. A SAP já conta com 35 participantes nos consórcios, entre eles AmerisourceBergen, Arvato, CONA – Coke One North America, GlaxoSmithKline plc e Maple Leaf Foods Inc.

O trabalho crescente da SAP com blockchain é resultado de um maior número de empresas de diferentes segmentos buscando os benefícios da tecnologia de registros distribuídos. Uma recente pesquisa da SAP entre clientes e parceiros revelou níveis mais elevados de adoção e interesse por aplicações de blockchain, incluindo o segmento de finanças corporativas.

“O blockchain oferece uma forma poderosa de proporcionar mais confiança, transparência e colaboração entre empresas”, afirma Jaime Muller, COO (Chief Operating Officer) da SAP Brasil. “A SAP permite que seus clientes explorem o potencial do blockchain ao fornecer integração fácil, flexibilidade tecnológica e meios de coinovação entre setores específicos da indústria”, acrescenta o executivo.

Compatibilidade com Quorum

Para garantir flexibilidade máxima, a SAP passou a oferecer também compatibilidade com Quorum, uma versão do Ethereum voltada para empresas, que permite o uso de contratos inteligentes baseados em Ethereum em redes blockchain com permissões. Essa decisão está em consonância com a estratégia “tecnologicamente agnóstica” da SAP e complementa a atual compatibilidade com Hyperledger Fabric e MultiChain do serviço SAP Cloud Platform Blockchain. Os novos serviços para extensão de redes permitem que clientes e parceiros integrem diferentes infraestruturas blockchain de modo transparente e seguro, além de oferecer as mesmas funcionalidades independentemente do ambiente.

Foto: Divulgação SAP