Projeto de Eficiência Energética da Klüber Lubrication rende benefícios econômicos

Um dos principais custos que as empresas têm hoje em dia é com a energia elétrica. E, já está previsto um reajuste ainda maior até 2025, por conta da Medida Provisória n.º 579, que reduziu artificialmente os preços das tarifas em 2012. Além do fator preço, outro ponto negativo é o impacto ambiental. Ambos podem prejudicar a lucratividade das organizações. Partindo desses pressupostos, a Klüber Lubrication foi responsável pelo desenvolvimento de um projeto de Eficiência Energética em conjunto com a InterCement, que já era seu cliente.

A planta da empresa localizada em Cezarina, Goiás, passou a utilizar o lubrificante especial Klübersynth GEM 4 – 320 da parceira no moinho de cimento 4, o principal da unidade. Na indústria de mineração, um equipamento como este, apesar de ser um dos mais importantes na planta, também é responsável pelo consumo de até 50% do total de energia gasta. A aplicação foi feita no mancal de entrada e saída e no redutor. Como resultado, após um ano, já foram notadas uma diminuição de 6,5% no consumo de energia elétrica, redução no desgaste e, consequentemente, quebra do equipamento, bem como redução de custos, proveniente do melhor desempenho operacional.

“Os custos operacionais da InterCement são gerados em grande parte pelo uso de energia elétrica. Além da diminuição dos gastos, a redução na emissão de CO2 contribuiu ainda mais para a preservação ambiental. Outro fator determinante para a mudança foi encontrar na Klüber Lubrication os mesmos valores que temos, focados em inovação e sustentabilidade. Isso faz com que nunca paremos de buscar alternativas novas e inovadoras”, comenta Gabriel Mancini Pedroso, Gerente da Área de Manutenção.

O conhecimento técnico dos especialistas da Klüber Lubrication, alinhado com a disposição em sempre atender as demandas de seus clientes, facilitam a criação de parcerias de longo prazo. “Neste caso específico, um dos principais desafios tanto antes como durante a execução do projeto, foi ter a capacidade de identificar todas as variáveis que podiam impactar no resultado final. Mas, com o envolvimento das equipes das duas empresas, pudemos atingir e superar o resultado planejado”, afirma Francesco Lanzillotta, Gerente de Mercado.

Em termos de negócios, a InterCement poderá aproveitar a maior vida útil dos componentes e diminuir a quantidade de óleo lubrificante especial aplicada no decorrer dos anos, reduzindo o volume de descarte.

“Nossa intenção é sempre manter os projetos em andamento, para que as duas empresas obtenham crescimento sustentável e sejam pioneiras em oferecer soluções inovadoras e customizadas”, finaliza Mancini.

Foto: Divulgação Klüber Lubrication