Pilz lança tapete de segurança sensível à pressão

PilzCom a PSENmat, a empresa Pilz está agora introduzindo seu próprio tapete de segurança sensível à pressão: A novidade é a detecção de posição integrada que fornece ao operador uma função de controle – semelhante a um botão virtual. O PSENmat, portanto, combina o monitoramento da área segura com a operação da máquina em um único sensor. Permite conceitos de controle de máquinas totalmente novos.

O PSENmat da Pilz oferece monitoramento seguro da área em combinação com uma função de controle padrão. Na prática, a funcionalidade do switch pode ser definida virtualmente. Um comutador separado é, portanto, redundante. Esse design de switch dinâmico permite uma configuração flexível, o que economiza espaço e dinheiro. Saídas OSSD integradas garantem flexibilidade adicional: Como resultado, o cabeamento pode não apenas ser reduzido, mas o PSENmat também é facilmente conectado a qualquer dispositivo de avaliação.

Tapete que protege

Além dos conceitos individuais de controle, o PSENmat oferece proteção ideal contra o acesso de pessoas de acordo com a norma para tapetes de segurança sensíveis à pressão, EN ISO 13856-1. O PSENmat desacelera ou para a máquina quando a zona de perigo é acessada (proteção de acesso). Em aplicações com pouca visibilidade, também há proteção em caso de invasão.

Comutação integrada para melhor ergonomia
O tapete de segurança sensível à pressão contribui para uma estação de trabalho mais ergonômica: Graças à funcionalidade de comutação integrada, o funcionamento mãos-livres ou mesmo sem obstruções pode ser facilmente implementado. Através de áreas definidas e marcadas, o operador pode aproveitar a funcionalidade integrada do switch. Como resultado, uma verificação de controle de qualidade pode ser executada com as mãos livres, por exemplo: Uma marca vermelha significa “a verificação não foi bem-sucedida”, verde pode ser usada para “verificação bem-sucedido”.

Tapete “plus”
O novo tapete de segurança sensível à pressão PSENmat completa o portfólio de tecnologia de sensor Pilz para monitorar áreas e zonas. O PSENmat pode ser facilmente conectado aos sistemas de segurança configuráveis PNOZmulti ou ao sistema de automação PSS 4000 ou até mesmo à solução de visualização PMIvisu. Quando combinado com a tecnologia de controle da Pilz, você tem uma solução onestop segura e econômica.