A Alemanha é o maior importador de gás natural do mundo

gas-1822691_1280A demanda por energia continua a crescer em todo o mundo. As energias renováveis têm as maiores taxas de crescimento, em 10% e a sua proporção no consumo global de energia primária aumentou para 17%. Ao invés de substituir os combustíveis fósseis, hoje as energias renováveis atendem à crescente demanda global, compensando a diminuição da energia nuclear e ajudando a reduzir os problemas ambientais urgentes. Em um futuro próximo, portanto, estima-se que haverá um “sistema de energia dupla”, no qual as energias fósseis e renováveis deverão garantir conjuntamente o fornecimento de energia global. Esta é a conclusão dos especialistas do Instituto Federal de Geociências e Recursos Naturais (em alemão, Bundesanstalt für Geowissenschaften und Rohstoffe – BGR) em seu recém-publicado estudo.

Do ponto de vista geológico da matéria-prima, o petróleo, o gás natural, o carvão e o fornecimento de urânio poderão atender a crescente demanda global ao longo de décadas. Em conjunto com as energias renováveis, o fornecimento de energético pode ser garantido a longo prazo. De acordo com o estudo, a curto e médio prazo os combustíveis fósseis representarão 78% das fontes de energia. De maneira geral é prevista uma situação de oferta estável para todos os produtos energéticos.

A Alemanha está a caminho de mudar drasticamente o seu fornecimento de energia: se afastando dos combustíveis nucleares e fósseis para se aproximar das energias renováveis. Apesar disso, nas próximas décadas o gás natural, em particular, contribuirá significativamente para o fornecimento de energia na Alemanha. “Um aumento notável no consumo de gás natural alemão e mundial é de se esperar. A Alemanha já é o maior importador de gás natural do mundo”, explica o especialista em energia do BGR Dr. med. Harald Andruleit. A participação da Alemanha nas importações europeias de gás é de 23%. Em termos de consumo, é um dos maiores consumidores do mundo com cerca de 101,5 bilhões de m³.

Foto: CC/CheapStockImage_com