Voith e SCA fecham parceria para a construção de máquina inovadora em fábrica de papel em Obbola

A nova máquina de papel para a fábrica de papel de Obbola, em Umeå, na Suécia, produzirá 725 mil toneladas de kraftliner por ano. Com uma largura de tela de 10.200 mm e uma velocidade de projeto de 1.400 m/min, a PM2 será a mais produtiva do mundo para este tipo de papel. O startup da máquina está previsto para o primeiro trimestre de 2023.

Assumindo toda a responsabilidade pelo processo de fabricação de papel e a gestão do projeto

Como fornecedora completa para todo o processo de fabricação de papel, a Voith adota o conceito Process Line Package (PLP), em que assume toda a responsabilidade pelo projeto, que incluirá o sistema de preparação de massa Blueline e a máquina de papel XcelLine. O amplo escopo de fornecimento de produtos e serviços incluirá o projeto executivo, assim como todos os subsistemas e componentes da linha de processo. A modalidade PLP minimiza as interfaces e as pessoas de contato para o cliente, o que simplifica a gestão do projeto como um todo.

Os destaques da fábrica de aparas de papelão corrugado (OCC) incluem o IntensaPulper – uma referência em desagregação de alta eficiência energética – e os filtros de disco isentos de manutenção Bagless. A linha de produção definirá novos padrões em resistência e conversibilidade de papel kraftliner graças a uma combinação única de componentes comprovados e controles inteligentes. Equipada com o DuoFormer Base e a caixa de entrada MasterJet Pro, a seção de formação de múltiplas camadas oferecerá as melhores ferramentas para o controle online de parâmetros de qualidade críticos para o produto. Já a comprovada seção de prensas TripleNipcoFlex foi adaptada à produção de papel kraftliner para garantir a mais alta produtividade e os melhores níveis de qualidade de superfície ao papel. A seção de secagem CombiDuoRun será equipada com os secadores de aço EvoDry, além de um sistema inteligente de supervisão e controle que oferece máxima runnability e eficiência energética à máquina. A rebobinadeira VariFlex Performance com tecnologia SmoothRun garante o enrolamento de bobinas de qualidade continuamente alta aliado a máxima eficiência operacional.

Contrato de longo prazo de garantia de eficiência

O contrato de longo prazo de serviços e garantia de eficiência será iniciado imediatamente. Além de serviços e treinamentos no campo, esse contrato prevê a instalação de aplicativos digitais na PM 1 existente e um treinamento completo para a equipe da fábrica de papel utilizando a plataforma de aprendizado DRIVE da Voith, o que garantirá um startup tranquilo para a PM2. A PM 2 fará parte de um amplo programa de manutenção preventiva e uma estratégia de otimização de eficiência para garantir sua máxima produtividade. 

“O mercado está crescendo muito na área de embalagens de papel. Queremos garantir excelentes propriedades mecânicas aos nossos clientes graças a um conceito personalizado e controles inteligentes,” afirma Christoph Mueller-Mederer, presidente da divisão Projects EMEA da Voith Paper. “Além de toda a linha de processo, o pedido da SCA nos permitirá fornecer o pacote completo de segurança, serviços, qualidade e parceria para a garantia de eficiência.” 

Definindo padrões por meio da digitalização e inovação 

O escopo de fornecimento para este projeto da SCA inclui o maior e mais inovador pacote da história da Voith Paper, e definirá um novo padrão em digitalização. As tecnologias do Papermaking 4.0 incluem os produtos da família OnEfficiency, que aplicam o aprendizado de máquinas para aumentar a eficiência de toda a fábrica. Esse conceito também estabiliza e aumenta a qualidade do produto e dos processos de fabricação.  Os produtos OnCare, que incluem desde aplicativos de monitoramento até serviços digitais – como o OnCall Video e a conectividade à loja virtual Voith Paper Webshop –, complementam o portfólio de produtos da plataforma IIot OnCumulus, oferecendo uma base para a manutenção preditiva e a integração digital da cadeia de valor. Com isso, a nova máquina de papel se beneficiará de todo o escopo de digitalização da Voith.

“A máquina de papel kraftliner PM2 será a mais avançada do mercado, contará com a melhor tecnologia disponível e aumentará significativamente a competitividade, a estrutura de custos e a qualidade dos produtos da fábrica,” afirma Mats Nordlander, presidente da divisão de papel da SCA.  “Enxergamos a parceria com a Voith como um próximo passo rumo ao nosso futuro digital.”