OSRAM apresenta lâmpada voltada às telonas

111A OSRAM escolheu a quarta edição da Expocine,  maior evento da indústria do cinema no Brasil, para apresentar ao mercado a campanha global de divulgação da XBO, produto voltado exclusivamente à indústria cinematográfica que, inclusive, já garantiu um Oscar à empresa, em 1983. A feira será realizada entre os dias 27 e 29 de setembro, no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo (SP), com o intuito de exibir as principais tendências e inovações tecnológicas ligadas ao setor.

Com o slogan “Luz é pura emoção”, a nova campanha ressalta a importância das cores e da resolução para que um filme emocione o espectador. “Sobretudo nos dias de hoje, com tantos efeitos especiais, a qualidade das imagens é fundamental para o sucesso de uma produção. A XBO, há mais de 60 anos, possibilita que a audiência se transporte para dentro das películas. A luz dá vida aos filmes. Luz é pura emoção”, destaca Ricardo Leptich, presidente da OSRAM no Brasil.

Criada para a projeção de filmes em grandes formatos, a XBO é uma lâmpada de descarga, que provocou uma revolução na sétima arte no início dos anos 50, ao possibilitar que os blockbusters de Hollywood fossem vistos pela primeira vez em suas verdadeiras cores nas salas de exibição. “As projeções eram feitas à base de carvão, até que, em 1954, a OSRAM apresentou ao mundo a XBO, produzida com xênon e responsável por mudar para sempre a qualidade das imagens no cinema. Desde então, a potência da lâmpada foi aumentada e hoje permite que outras tecnologias, como o 3D, sejam incorporadas”, pontuou Leptich.

Em reconhecimento à sua importância para o cinema, a OSRAM foi homenageada com a entrega de uma estatueta na cerimônia do Oscar, em 1983, pelos efeitos excepcionais que a XBO provoca na tela. O grande trunfo da lâmpada para permanecer por mais de seis décadas no topo da tecnologia cinematográfica é o “pacote completo” que oferece, em comparação aos modelos analógicos.

Com temperatura de cor de 6.000 K, o produto oferece um elevado índice de rendição de cores, que se adequa tanto a projeções 2D quanto 3D e, assim, aumenta a qualidade das resoluções em filmes no formato clássico ou com tecnologia digital. Além de manter a qualidade da luz por mais tempo, a lâmpada também contribui para a diminuição dos custos com manutenção e descarte de lâmpadas no meio ambiente.

Foto: Divulgação OSRAM