Novos incentivos para eficiência energética no Brasil


Apesar de seu alto potencial, a eficiência energética foi negligenciada por muito tempo no Brasil. Agora, novos desenvolvimentos no mercado estão criando oportunidades.

A ANEEL, agência reguladora de eletricidade do Brasil, está atualmente trabalhando em um novo modelo para licitações públicas. Pela primeira vez, os contratos para reduzir o consumo de eletricidade serão leiloados. Neste processo, um novo participante, o Agente Redutor de Consumo (ARC), é criado. A entidade apresenta uma proposta para reduzir o consumo por uma certa quantidade de eletricidade e oferece um preço. O preço mais baixo do ARC vencerá o contrato e será pago de acordo com sua oferta. A remuneração é baseada na economia de eletricidade. Enquanto isso, o impacto para a distribuidora local é neutro. A Aneel planeja um projeto piloto que prevê a contratação de 4 MW médios em redução de carga no estado de Roraima.

A eficiência energética também já está sendo promovida por meio de fundos. Por lei, as distribuidoras devem aplicar 0,5% da Receita operacional Líquida (RoL) em projetos de eficiência energética; , com 0,4% para os Programas de Eficiência Energética das distribuidoras (PEE) e 0,1% para o Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (PROCEL). Empresas de prestação de serviços de eficiência energética (energy service company – Esco)podem propor seus projetos durante audiências públicas.

Até agora, no entanto, apenas uma fração dos projetos beneficiou a indústria. A ANEEL afirma que está trabalhando para facilitar o acesso aos fundos existentes.

Novas oportunidades também surgem como resultado do aumento da privatização. Em 2018, muitas cidades e municípios estão concedendo concessões para iluminação pública.

As empresas alemãs interessadas em explorar o mercado brasileiro terão a oportunidade de participar de uma viagem de negócios entre os dias 10 e 14 de setembro de 2018. Organizada pela Câmara Brasil-Alemanha, a delegação  irá participar de uma imersão sobre eficiência energética nos setores industrial e comercial do Brasil. As inscrições podem ser realizadas aqui.

Clique aqui para ler o conteúdo completo em alemão


Sobre o Germany Trade & Invest – GTAI

Germany Trade & Invest (GTAI) é a agência estatal de comércio exterior da República Federal da Alemanha e um dos tripés de promoção da economia alemã no exterior. Juntamente com as Câmaras de Comércio e Indústria e as Embaixadas e os Consulados Gerais, a GTAI apoia as empresas alemãs que buscam expandir seus negócios no exterior.

Seus analistas econômicos, que trabalham em mais de 50 escritórios na Alemanha e no exterior, elaboram continuamente relatórios e análises de mercado que são disponibilizados na página na internet, descrevendo a situação econômica, política, comércio exterior ou dando informações sobre os mais diferentes segmentos de mercado, tais como construção civil, automotivo, saúde, informática, etc.

Acesse o site do GTAI

Foto: Freepik