Negócio de Catalisadores da BASF conquista certificação global

O negócio de Catalisadores da BASF comemora a conquista do status de fornecedor Q1 da Ford, uma certificação global que comprova alto nível de qualidade e excelência nas operações e garante segurança no fornecimento de peças para a marca. A classificação, obtida pela fábrica de catalisadores da BASF, instalada em Indaiatuba, agora permite à área de negócios fornecer globalmente para a montadora.

“Recebemos com muito orgulho a notícia da certificação Q1. Com esse processo, nossas companhias têm a oportunidade de fortalecer ainda mais o relacionamento e juntas enfrentarem de maneira colaborativa os desafios do mercado automotivo, trabalhando para o sucesso e crescimento mútuos”, comemora Letícia Mendonça, diretora da Unidade de Catalisadores da BASF para a América do Sul.

Segundo Heitor Barbosa, gerente de vendas de Catalisadores Automotivos para América do Sul, houve um longo e rígido processo de adequação dos processos de produção e logística, que já cumpriam com um alto nível de excelência nas operações. O objetivo é garantir a segurança e qualidade no fornecimento para os veículos da marca.

“Esta certificação nos aproxima da Ford, nos colocando como um fornecedor diferenciado, com alto nível de confiança, nos tornando elegíveis nos processos de compra realizados pela marca e abrindo uma série de novas oportunidades de negócios para os próximos anos”, afirma Barbosa.

A BASF já havia recebido a qualificação MMOG/LE (Materials Management Operation Guideline and Logistics Assessment), junto à Ford, por apresentar conformidade aos requisitos específicos de Supply Chain e Logística.
Com a conquista, um dos SUVs mais populares da atualidade, o EcoSport 2.0L, fabricado pela Ford em sua fábrica de Camaçari (BA), circula pelas ruas com uma tecnologia em catalisadores que é referência em termos de sustentabilidade e qualidade. A linha foi a primeira da montadora a utilizar os catalisadores de três vias da BASF, considerado o dispositivo mais importante já inventado no combate à poluição.

Pioneira nos estudos sobre emissão de poluentes na década de 70, a BASF criou o catalisador de três vias e recebeu da ONU o Prêmio da Década de 1980 e a Medalha Nacional de Tecnologia pela invenção. O catalisador é um componente fundamental nos veículos, capaz de reduzir em mais de 90% os poluentes produzidos pelos motores à combustão. Desde que foram inventados, os catalisadores da BASF contribuíram para que carros, motos e caminhões deixassem de lançar no ar mais de um bilhão de toneladas de poluentes como o monóxido de carbono (CO) e óxidos de nitrogênio (NOx).

Foto: Divulgação BASF