Mercedes-Benz lança maior ônibus superarticulado para BRT do mundo

20161124_35a53a3d86124946ba6e3dc4a7b2d37a_novo-superarticulado-3A Mercedes-Benz do Brasil lança oficialmente no mercado um ônibus superarticulado com maior capacidade, para mais de 220 passageiros. A novidade foi apresentada na FetransRio 2016, que aconteceu no Rio de Janeiro.

“Trata-se do maior superarticulado para sistemas BRT (Bus Rapid Transit) e o maior articulado da empresa no mundo”, diz Roberto Leoncini, vice-presidente de Vendas, Marketing e Peças & Serviços Caminhões e Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil. “Este novo veículo está à venda e já opera no maior BRT do País, o do Rio de Janeiro, sistema que foi utilizado por cerca de 11,7 milhões de pessoas durante os Jogos Olímpicos neste ano, e que é o principal legado de mobilidade urbana para a população da cidade e para o grande número de turistas que a visitam anualmente”.

Novo superarticulado assegura maior rentabilidade operacional

Uma nova posição da captação de ar para o motor do veículo permitiu um maior aproveitamento de espaço interno, especialmente na parte traseira. Juntamente com uma articulação robusta, isso possibilitou a configuração do salão de passageiros com 48 assentos, sendo um para cadeirante, e espaço para 175 pessoas em pé.

“Fará ainda mais diferença no mercado, pois oferece 10% de aumento no número de passageiros em relação ao do atual portfólio, mantendo o mesmo comprimento total de 23 metros com apenas uma articulação”, diz Leoncini. “Ou seja, as empresas poderão transportar mais passageiros, otimizando a sua rentabilidade operacional, sem ocupar mais espaço nos corredores e faixas exclusivas do BRT e de outros sistemas”.

No BRT do Rio de Janeiro já são 245 articulados e superarticulados Mercedes-Benz em circulação pelos corredores.

Assessoria especializada para BRT e outros sistemas de transporte

Além da mais completa linha de ônibus, a Mercedes-Benz oferece ao mercado assessoria especializada em transporte de passageiros, por meio de uma equipe totalmente focada em sistemas como o BRT, apoiando clientes, órgãos gestores e consultorias. Como exemplo, os profissionais da área deram importante contribuição às etapas de construção e operação no Rio de Janeiro.

Foto: Divulgação Mercedes-Benz