Lavar roupas claras e escuras ao mesmo tempo: a novidade da BASF

Colocar as peças de roupas na máquina de lavar sem precisar separá-las entre brancas, coloridas ou escuras. Este é um sonho dos consumidores que estão em busca de conveniência e um dia-a-dia mais prático. De olho nessa tendência, a BASF investiu em pesquisa e inovou o conceito de lavar roupas: seu novo ativo, Sokalan HP 56, atua como inibidor na transferência de cores. Com excelente performance, o produto evita que as cores migrem de uma peça para outra durante a lavagem, protegendo-as, deixando-as mais brilhantes e com aparência de novas por mais tempo.

“Além da enorme praticidade, a inovação contribui para a sustentabilidade, diminuindo o consumo de eletricidade, água e tempo, porque permite a limpeza do mesmo volume de roupas em menos ciclos de lavagem”, afirma Fabricio Soto, Gerente do Negócio de Home Care da BASF. “Esse ativo pode ser aplicado pela indústria de produtos de limpeza na formulação de lava-roupas líquido ou em pó e em detergentes em barra”. Segundo estudo da Fundação Espaço ECO (FEE), há uma redução de 20% no impacto ambiental com o uso de lava-roupas contendo o Sokalan, diminuindo em 1.100 litros a quantidade de água consumida por ano, por residência. Essa economia anual de água equivale ao consumo diário de cinco pessoas ou 100 ciclos de uma lava-louça. O estudo considerou uma residência com 4 pessoas, que lava uma média de 8 quilos de roupas por mês, incluindo brancas, pretas e coloridas.

“O Sokalan age no ponto mais significativo de impacto ambiental do ciclo de vida do detergente, que é a fase de uso do produto, as lavagens”, explica Juliana Silva, Gerente de Sustentabilidade Aplicada da FEE. A fase de lavagem corresponde a 70% do impacto ambiental do detergente, segundo estudo realizado pela Procter & Gamble. O Sokalan evita ainda, por ano, a emissão de 12 kg de carbono para a atmosfera, o que representa uma viagem de 110 km num carro de passeio, além de reduzir significativamente a quantidade de água destinada a tratamento.

Estas reduções de impacto foram medidas pela FEE, consultoria para sustentabilidade, que desenvolve projetos customizados para organizações medirem e compreenderem impactos ambientais, sociais e econômicos de seus produtos e processos com base no pensamento de Ciclo de Vida. Suas soluções apoiam gestores em decisões estratégicas, facilitando a otimização e utilização dos recursos e reduzindo custos.

Esta é uma inovação importante também, se observarmos que 74% dos consumidores na América Latina usam máquina de lavar e sinalizam como atributos necessários a alta eficiência (61%) e a preservação da cor (48%), de acordo com a Nielsen. Também está em sintonia com o foco dos fabricantes que, segundo o Euromonitor, gostariam de destacar-se no mercado de laundry care oferecendo produtos com atributos diferenciados.

Foto: Divulgação BASF