Krones possibilita impressão direta para fabricantes de bebidas

krones fevDurante a última feira Drinktec, na Alemanha, a Krones exibiu um protótipo da família DecoType, mostrando que a máquina de impressão digital direta atingiu a fase de maturidade. É a DecoType Select, que se destaca de outras máquinas no mercado principalmente pela versatilidade. A máquina, por exemplo, imprime em recipientes especiais e cilíndricos feitos de PET, HDPE e vidro. Além disso, a empresa ainda estuda o desenvolvimento da máquina manusear recipientes metálicos e outros plásticos como PP.

Em contraste com os rótulos tradicionais, a impressão direta também pode ser aplicada seletivamente às estruturas com ranhuras e relevos. Isso abre oportunidades totalmente novas para produtos de consumo, para diferenciá-los da massa de artigos concorrentes, criando, por exemplo, efeitos 3D surpreendentes em suas embalagens ou simulando a aparência de diferentes materiais. Ao mesmo tempo, a altura de impressão de até 205 milímetros ainda deixa espaço suficiente para acomodar não só designs elaborados, mas também informações textuais detalhadas sobre a embalagem.

Tal como acontece com a própria máquina, a Krones investiu energia e experiência no desenvolvimento da tinta de impressão: em conjunto com parceiros externos, a Krones criou uma composição de tinta que foi confirmada como reciclável em testes laboratoriais e que também atende aos padrões de higiene da indústria de embalagens.

Quanto ao segmento de cores, os profissionais de Pesquisa e Desenvolvimento da Krones optaram pelo modelo CMYK já estabelecido no mercado. Como um padrão de impressão amplamente utilizado, ele já abrange um amplo espectro de cores. Se um cliente quiser cores específicas ligadas aos seus padrões corporativos ou de marca, o espaço de cores pode ser estendido para o modelo hexachrome (processo de impressão de seis cores), ou outras tintas especiais podem ser usadas. As cabeças de impressão associadas operam usando o princípio de “drop-on-demand”, no qual cada gota de tinta não é criada até imediatamente antes de ser realmente usada, um método que marca o estado da arte mais recente em impressão.

Mesmo que a impressão digital já esteja progredindo em nível mundial, nos setores de alimentos e bebidas, a tecnologia ainda não atingiu um grande avanço. Para tornar o mais fácil possível o acesso a esta tecnologia pelos clientes, a Krones instala no site da empresa interessada não apenas o maquinário necessário, mas também todo o fluxo de trabalho. Para os clientes e seus colaboradores, isso significa que todos podem utilizar as opções fornecidas pela impressão direta imediatamente após o comissionamento, com o toque de um botão e em toda a versatilidade do sistema.

Foto: Divulgação Krones