Krones fornece a primeira linha NitroHotfill na China

Com o processo NitroHotfill, a Krones oferece uma alternativa atraente em termos de custo-benefício ao sistema convencional de envase a quente (Hotfill). E essa tecnologia chegou pela primeira vez à China, por meio da Danone, que adaptou o NitroHotfill a uma linha PET em suas instalações de Wuhan. Encomendada em 2013, a linha apresenta uma Contiform H 20 (Heatset), uma enchedora Modulfill VFJ e uma rotuladora Sleevematic, e foi dimensionada para um rendimento de 32.000 garrafas por hora.

O NitroHotfill baseia-se no processo Relax-Cooling (RC), que consiste em aplicar uma injeção de nitrogênio dentro da garrafa, onde vai gerar uma pressão positiva de 1,5 até 2 bar internamente após seu fechamento. A pressão positiva da garrafa compensa a diminuição de volume do produto por contração depois de acondicionado em um refrigerador (temperatura fria), o que evita deformidades por pressão negativa da garrafa. A solução permite o uso de embalagens com menor peso, uma decisão sustentável que prima pela economia de recursos.

Fazer o retrofitting da linha com o processo NitroHotfill cria diversas vantagens para a Danone, uma vez que essa tecnologia da Krones tem, justamente, uma alta pontuação em termos de economia de material para a garrafa PET, menor consumo de ar por moldagem por sopro, melhor desempenho no processo de estiramento por sopro e aumento de produção da linha como um todo.

Dependendo da preforma e do material da garrafa a ser usado, além dos diferentes parâmetros de partida, como temperatura de enchimento, design da garrafa, estipulações de design para modelagem e fechamento, pode-se alcançar uma economia de material de até 30% em comparação com o processo clássico Heatset.

A tecnologia Relax-Cooling também possibilita que o consumo de ar de lavagem seja substancialmente reduzido. Este é o resultado de uma taxa de fluxo menor e de um tempo de lavagem encurtado. A reciclagem de ar com o sistema Air Wizard contribui para diminuir ainda mais o consumo de ar.

No futuro, a linha será usada para engarrafar duas variedades de chás prontos para beber: o chá verde Mate Rose e o chá preto Rooibush Berry.

Em relação ao projeto da garrafa, a Danone recebeu todo o suporte dos especialistas do Departamento de Design e Consultoria em Plásticos da Krones Taicang, na China.

Divulgação: Krones