Krones alia assepsia e sistema de bloco em uma única solução

kronesA Krones uniu dois conceitos em destaque atualmente – assepsia e sistema de bloco – em uma única solução. É a Contiform AseptBloc, tecnologia sustentável e de grande eficácia que faz a descontaminação de preformas em vez das garrafas PET já acabadas. O bloco é composto por uma sopradora estéril, uma enchedora asséptica e uma tampadora.

A esterilização da preforma ocorre por meio de peróxido de hidrogênio (H2O2) no estado gasoso. Este tratamento da preforma requer menos tempo e menos energia. Imediatamente após o forno, as preformas ingressam em uma zona estéril hermeticamente isolada, e abandonam esta zona já como garrafas formadas, envasadas e fechadas assepticamente. A esterilização se dá em todas as etapas, da preforma até o produto final.

O sistema reduz o consumo de água, e aumenta, ao mesmo tempo, a segurança microbiológica. Ao contrário das garrafas, as preformas não se encolhem durante a descontaminação. Isso permite trabalhar em uma linha produtiva com embalagens PET muito leves sem nenhum problema.

Por trabalhar com economia de energia, água e do próprio PET para a produção das embalagens, a Contiform AseptBloc é uma solução que recebe o selo Enviro do programa de Sustentabilidade da Krones, um certificado de que esta tecnologia garante uma produção eco-eficiente para a indústria de bebidas e alimentos. É uma solução ideal para produtos sensíveis, como sucos, chás, bebidas energéticas, bebidas com partículas sólidas, leite UHT ou bebidas lácteas mescladas.

Este bloco de envase asséptico alcança rendimentos de até 48.000 garrafas por hora graças a um conceito básico: não exige equipamentos adicionais, como a unidade central de higiene ou a planta UHT para água estéril, e utiliza um só sistema de controle para todos os processos assépticos. Estas características facilitam a manutenção e diminuem o número de incidentes do sistema.

Foto: Divulgação Krones