Henkel prioriza cultura “zero acidente”

henkel sem acidenteA Henkel completou em 9 de julho de 2017 o período de 5 mil dias sem acidentes com afastamento em sua unidade de Jundiaí. A marca, recorde entre as 5 plantas da empresa localizadas na América Latina Sul, representa mais de 13 anos sem a ocorrência de acidentes com afastamento entre seus colaboradores e prestadores de serviço diretamente supervisionados.

“Esta conquista demonstra que fortalecemos, de forma constante, uma cultura de segurança focada em comportamentos e ambientes de trabalho seguros”, afirma Rafhael Benetazzo, Gerente da Planta  Henkel em Jundiaí. “Atuamos na base da nossa pirâmide da segurança, tratamos as oportunidades com prioridade e disseminamos o cuidado com os nossos colaboradores, nosso patrimônio mais precioso”.

A empresa adota a cultura de “zero acidente”, trabalhando com os líderes para acompanhamento constante da performance de trabalho quanto à execução das ferramentas básicas de segurança. Na planta de Jundiaí, foram treinados cerca de 20 líderes como observadores. Esses profissionais são responsáveis pelo gerenciamento das atividades, como checklist semanal das condições de segurança por área, relatos de quase acidentes, participação em ginástica laboral, controle de geração de resíduos e pelos processos de observação de comportamentos dos colaboradores, o chamado SUSA Conversation, sigla proveniente da abreviação para Safe & UnSafe Acts (atos seguros e não seguros, em português).

O programa SUSA é uma ferramenta global da Henkel, parte do programa CBS – Cultura Baseada em Segurança, derivada de um processo em que se utiliza um formulário padrão para observação das atividades realizadas no dia a dia, com o diferencial de reportar principalmente os comportamentos seguros.  Segundo Sergio Crude (Diretor de Segurança, Saúde e Meio Ambiente América Latina Sul), “esse programa nos mostrou que o envolvimento das pessoas em atividades de prevenção de acidentes é a chave para a manutenção da nossa cultura de zero acidentes”. O SUSA é aplicado na Henkel em Jundiaí desde 2011.

“Focamos no aumento da observação do comportamento seguro por meio da realização do SUSA Conversation, pois entendemos que todos os acidentes são evitáveis. Nossa ambição para este ano é que tenhamos 400 observações do comportamento seguro, contra 78 que tivemos no último ano, assim fortaleceremos a nossa pirâmide da segurança, prevenindo os eventos de maior gravidade”, completa Sergio Crude.

A Henkel mantém seu foco de Segurança, Saúde e Meio Ambiente baseada nos cinco elementos chaves que seguem as diretrizes globais e regionais da companhia nesse tema: gerenciamento dos riscos, padronização dos processos, melhoria contínua, treinamento e capacitação e a cultura de “zero acidente”. 

Foto: Divulgação Henkel