Henkel melhora eficiência da produção de embalagens flexíveis

Henkel Brazil Itapevi plant

A Henkel lançou o Lioscan – um novo sistema inline para controle de gramatura aplicada de adesivos e “coatings”, voltado para produção de embalagens flexíveis. Desenvolvido para poliuretano reativo (PUR), matéria-prima base de adesivos e “coatings”, o Lioscan aumenta significativamente a eficiência da produção, a confiabilidade do processo de laminação, ao mesmo tempo em que reduz o desperdício de matéria-prima. O sistema, em uso em diversos países, já provou ser altamente intuitivo sendo adequado em quase todas as máquinas de laminação, ajudando as empresas a atingirem seus objetivos de sustentabilidade e otimização de tempo e material.

A novidade muda completamente a rotina do controle de qualidade da produção de embalagens flexíveis geralmente utilizadas em alimentos (cafés, salgadinhos, doces, ração, etc). Até então, os operadores tinham de parar a laminadora para checar a qualidade do produto ou tinham de esperar até o final do processo de conversão de uma bobina inteira para checagem da gramatura aplicada. Amostras de diferentes pontos do filme tinham de ser cortadas e cuidadosamente manipuladas em laboratório para observar se o adesivo foi aplicado corretamente. Se o resultado não atingisse os padrões de qualidade, uma bobina inteira teria de ser eliminada e a produção reiniciada. E mesmo se a qualidade verificada estivesse em conformidade, um valioso tempo de operação era, portanto, sacrificado no processo de controle de qualidade.

Com o Lioscan, uma rápida checagem do sistema é suficiente para, instantaneamente, informar o operador sobre a gramatura real em toda a extensão do filme, sem interromper a produção. O sistema imediatamente detecta qualquer divergência de gramatura e dispara um alarme visual e sonoro. Com isso, o risco de alguma reclamação potencial é significativamente minimizado.

Tecnologia Lioscan – controle instantâneo

Lioscan é equipado com um sensor infravermelho de oscilação movendo-se ao longo do filme sem contato algum com o material. Seu sensor detecta o teor de isocianato, permitindo maior precisão do controle de gramatura em vários tipos de filmes transparentes, metalizados, com impressão e alumínios de diversas espessuras.

“Queremos oferecer para nossos clientes a capacidade para monitorar a gramatura aplicada de adesivo em tempo real e com precisão sem precedentes. Lioscan possibilita um significativo aumento da eficiência ao reduzir a paralisação das máquinas e desperdício de material”, explica Carlos Motta, Gerente de Desenvolvimento para Adesivos Industriais da Henkel para América do Sul. Lioscan vem com um completo serviço técnico que não só inclui a instalação do sistema, mas também treinamento para operadores dentro da companhia e suporte técnico local para melhor calibragem do sistema.

Foto: Divulgação Henkel