Häfele desenvolve sistema que controla iluminação de ambientes por aplicativo

A claridade branca e fria de uma manhã é muito diferente da luz quente emitida pela chama de uma vela ou de uma lâmpada incandescente. No interior dos ambientes, a iluminação tenta reproduzir a luz natural, um esforço para criar uma sensação de conforto e aconchego.

A luz é um elemento fundamental em nossas vidas, influencia nosso comportamento e bem-estar. Isso também ocorre com a iluminação dos móveis. Ela deve combinar harmoniosamente com a luz ambiente, a fim de acrescentar mais perspectiva à peça, criando o que a Häfele chama de quarta dimensão. Preferivelmente ela também deve convergir para a criação de um clima que traduza o humor do usuário, ou que também esteja de acordo com a atividade que ele está realizando no local.

A iluminação de móveis e mobílias combinada com a luz já presente no cômodo, acrescenta mais perspectiva ao mobiliário, desta forma, sutis nuances são criadas e áreas específicas são evidenciadas ou ocultadas, tudo com o objetivo de criar um ambiente perfeitamente integrado.

Com o sistema Loox de iluminação LED as áreas de trabalho ou convivência podem ser iluminadas com propósitos funcionais e também decorativos. Luz fria, de 4000 K até 6500 K, é indicada para a área de preparo da cozinha ou escritório. Luz quente, de 2700 K a 3000 K, é indicada para iluminação ambiente, proporciona sensação de relaxamento.

As sensações de bem-estar e conforto podem ser configuradas individualmente e de maneira surpreendentemente simples. Pensando nisso a Häfele lança o Häfele Connect e Caixa BLE, dois componentes do sistema Loox de iluminação LED. Incluindo a Caixa BLE no circuito e pareando o mesmo ao aplicativo Häfele Connect, o controle da iluminação fica na palma da mão. Também é possível incluir diversas Caixas BLE no planejamento de iluminação, criando uma rede.

A partir do Häfele Connect uma variedade de cenas pode ser criada, por exemplo, configurar o modo de preparação de alimentos na cozinha, com luz fria, e também o modo relax para aproveitar a noite e se divertir, com luz quente. Já com a função timer é possível escolher a hora que as luzes acendem ou se apagam, algo muito interessante para a segurança quando não há ninguém em casa.

Foto: Häfele Divulgação