Grupo Rodenstock apresenta melhor resultado na história da empresa

O Grupo Rodenstock, principal fabricante de lentes e armações da Alemanha, confirmou sua tendência de crescimento a longo prazo no ano fiscal de 2017. Apesar da perda planejada de vendas líquidas de licenciamento no setor de óculos, as vendas consolidadas cresceram 1,5% para aproximadamente 416 milhões de euros (diante dos 409,4 milhões de euros do ano anterior). Ajustado por efeitos pontuais, o crescimento das vendas líquidas foi de 3,3%.

O resultado operacional subiu 8,8% para 82,3 milhões de euros (ano anterior: 75,6 milhões de euros). Este é o melhor resultado na história da empresa. Além de maiores aumentos na eficiência da produção e logística, a principal razão para o desenvolvimento positivo dos lucros foi o realinhamento bem-sucedido da divisão de óculos.

“Este foi um ano financeiro positivo para nós”, disse Oliver Kastalio, CEO do Grupo Rodenstock. “As decisões estratégicas tomadas nos últimos dois anos estão começando a trazer frutos. Fortalecemos significativamente nossa posição de mercado expandindo nossas capacidades de produção internacional no negócio de lentes e montando uma divisão independente de óculos. Continuamos a crescer de forma sustentável e nunca fomos tão lucrativos como agora. Apesar disso, não podemos tomar 2018 por certo. A consolidação em nossa indústria está aumentando a pressão em termos de concorrência. Dito isto, estou confiante de que seremos capazes de aproveitar essa reviravolta. 2018 será outro ano de crescimento para a Rodenstock.”

O negócio de lentes permanece sendo o principal impulsionador do crescimento. O Grupo Rodenstock expandiu ainda mais sua vantagem tecnológica no mercado de lentes no ano passado com inovações, como o sistema de medição de alta precisão DNEye®Scanner 2+. Para se manter competitiva a longo prazo, a produção de lentes foi completamente transferida no ano passado de Frankfurt para os locais de alta tecnologia em Regen e Klattau. Como parte do aumento geral de capacidade para o negócio de lentes, o número de funcionários subiu para 4.700 em 2017.

Foto: Divulgação Rodenstock