Goethe-Institut apoia projetos culturais sem fins lucrativos em São Paulo

goethe na vilaConhecido globalmente por promover a aliança intercultural através do diálogo e do intercâmbio no campo das artes e da cultura, o Goethe-Institut concebeu em 2016 o “Goethe na Vila”, um espaço para projetos culturais sem fins lucrativos no complexo da Vila Itororó, na Bela Vista, em São Paulo.

Com o objetivo de potencializar e diversificar a participação de pessoas e coletivos interessados em ativar o complexo, que reúne 11 edificações construídas na década de 1920 no bairro da Bela Vista, o Goethe-Institut São Paulo abre chamada para selecionar oito projetos a serem desenvolvidos ao longo de 2018 no Goethe na Vila, situado na chamada casa 8 da Vila Itororó.

Cada projeto selecionado ocupará o espaço durante 30 dias e deverá se desenvolver de forma autônoma. Não há restrição quanto ao suporte ou ao formato do projeto: a inscrição é livre para qualquer disciplina ou área das artes e da cultura. A chamada é voltada tanto pra iniciativas individuais quanto coletivas.

Esta é a segunda chamada para projetos do Goethe na Vila. A primeira aconteceu em 2016 e recebeu cerca de trezentos trabalhos das mais diversas vertentes: dança, audiovisual, performance, teatro, arquitetura, gastronomia, permacultura, entre outros. As descrições dos selecionados e executados até o final de 2017 podem ser acessadas aqui.

São de especial interesse propostas que dinamizem o espaço e que se empenhem na experimentação dos seus usos, a fim de enriquecer a programação do projeto Vila Itororó – Canteiro Aberto. O Goethe na Vila foca em projetos que, através da cultura, abordam e problematizam desde políticas do espaço, a relação centro-periferia, o processo de gentrificação, que valorizam a diversidade e a integração com o entorno. Serão consideradas também iniciativas que se propõem em contemplar narrativas singulares e a maneira como o espaço influencia a dinâmica urbana e suas relações sociais.

Os projetos contemplados pelo júri receberão um apoio financeiro de até R$ 12 mil reais para desenvolver a proposta. As inscrições podem ser enviadas até o dia 05 de setembro de 2017 às 23h59 (horário de Brasília). Proponentes brasileiros e estrangeiros, residentes no Brasil ou no exterior podem se candidatar – podendo as inscrições serem realizadas em português, inglês e espanhol.

Informações sobre inscrições, regulamento e formulário podem ser acessados no site.

Foto: Divulgação Goethe-Institut