GfK aponta crescimento em vendas de televisores

controle-remoto-de-mao-segurando_1325-255cc- FreepikO ano de 2018 será marcado pelo crescimento das vendas de televisores no Brasil. Segundo levantamento realizado pela empresa de pesquisa GfK, considerando os meses de janeiro e fevereiro de 2018, a categoria de Tv’s cresceu 23% em faturamento e 22% em unidades comercializadas na comparação com o mesmo período do ano anterior. A tendência é que feche o ano com os mesmos índices.

Um dos fatores que contribui para este crescimento é a Copa do Mundo. Dados históricos  apontam que as vendas de aparelhos de TV no primeiro semestre dos anos de Copa superam o segundo, alavancando de forma natural o volume de vendas ao longo do ano:

 – Na Copa da Alemanha em 2006, as vendas entre os meses de maio e junho foram 122% maior que o mesmo período do ano anterior;

– Na Copa de 2014, no Brasil, as vendas entre os meses de maio e junho foram 79% maior que o mesmo período do ano anterior.

O estudo aponta também que neste cenário, o consumidor opta por produtos de telas maiores. Em 2014, a venda de telas a partir de 48 polegadas representou 13%, versus 7%, em 2013. Além disso, para 2018 há uma tendência de aumento das telas com melhor definição.

“Em 2017, as vendas de televisores 4k, ou Ultra HD, representaram pouco mais de 10% do volume de vendas. Já no início deste ano, esses produtos representam no momento 15% das vendas”, afirma Gisela Pougy, Diretora da GfK.

A Copa é um evento muito forte para o mercado brasileiro de Tv’s em 2018, mas não é o único. Outro fator que impactará diretamente no aumento das vendas é o desligamento do sinal analógico. Algumas regiões do País sofrerão essa mudança ao longo de 2018. Em 2017,  apenas São Paulo, Rio e as capitais do Nordeste ( Recife, Salvador e Fortaleza, entre outros) desligaram o sinal analógico. Ainda em 2018, esse fator será impactante para a venda de Tv’s. 

De acordo com Gisela, diante desse cenário, a indústria de televisores enfrentará o paradoxo de colocar no mercado TV’s maiores para os consumidores mais “maduros” e com o foco na Copa do Mundo e TV’s de tela menores para os lares que necessitam se adaptar a adoção da tecnologia digital.  

 

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