Fundação Volkswagen lança o Moveaê, novo jogo de mobilidade urbana

A Fundação Volkswagen lançou recentemente o Moveaê, jogo voltado à causa da mobilidade urbana. O game está disponível gratuitamente para computadores, celulares e tablets, com versões on-line e para download no Google Play e na App Store. Além disso, foi criado um formato analógico para impressão, que pode ser jogado como se fosse um tabuleiro. O Moveaê é voltado para adolescentes e educadores e pode ser acessado na área de materiais educativos do site da Fundação.

No game, o jogador comanda a evolução do sistema de mobilidade de uma cidade, tomando decisões que permeiam temas como segurança, cidadania, sustentabilidade, qualidade de vida e outros aspectos fundamentais para a sociedade contemporânea. O jogo estimula o pensamento crítico sobre o significado da mobilidade, baseado na maneira como os cidadãos se relacionam com o ir e vir. O objetivo é levar a reflexões a respeito da importância de se ter uma cidade acessível para todos.

“A mobilidade urbana é uma das causas de atuação da Fundação. Para nós, contribuir para tornar a mobilidade mais segura e sustentável é prioridade. Para isso, investimos em soluções lúdicas e interdisciplinares, a fim de incentivar o protagonismo dos alunos e de toda a comunidade escolar”, afirmou Daniela de Avilez Demôro, Superintendente da Fundação Volkswagen e Diretora de Assuntos Jurídicos da Volkswagen do Brasil.

Acesse a versão on-line do Moveaê ou faça download no Google Play e na App Store.

Movimento Paulista de Segurança no Trânsito

O Moveaê foi desenvolvido pela Virgo Game Studios e está sendo lançado em parceria com o Movimento Paulista de Segurança no Trânsito. A Fundação Volkswagen faz parte do Movimento desde fevereiro de 2018. O programa é coordenado pela Secretaria de Governo do Estado de São Paulo e tem, como meta, reduzir pela metade os óbitos no trânsito no Estado até 2020. Outras nove secretarias integram a iniciativa, que também conta com o apoio de empresas e organizações do terceiro setor.

O Movimento Paulista de Segurança no Trânsito foi inspirado na Década de Ação pela Segurança no Trânsito, estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU) para o período de 2011 a 2020. Pela iniciativa, governos de todo o mundo se comprometeram a tomar medidas para prevenir acidentes. Além disso, a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, que instituiu os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, incorporou a meta de reduzir pela metade as mortes e os ferimentos por acidentes em estradas até 2020. Pela parceria com o Movimento, a Fundação Volkswagen compartilha desse esforço global em benefício das pessoas e do planeta.

Divulgação: Volkswagen