Fundação Volkswagen e Governo de São Paulo em prol da segurança no trânsito

jvt1_4A Fundação Volkswagen assinou na segunda-feira (19/2), no Palácio dos Bandeirantes, um acordo de cooperação com o Governo do Estado de São Paulo para participar do “Movimento Paulista de Segurança no Trânsito”. Com a parceria, a Fundação Volkswagen oferecerá seu projeto educativo de segurança no trânsito “JVT (Jogo da Vida em Trânsito)” para um número ilimitado de educadores de todo Estado, em especial de 20 municípios com altos índices de acidentes.

O evento de assinatura contou com as presenças do Governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin; do Presidente do Conselho de Curadores da Fundação Volkswagen e Vice-Presidente de Recursos Humanos da Volkswagen Região América do Sul e Brasil, Marcellus Puig; do gerente de Investimentos da Fundação Volkswagen e da Volkswagen Previdência Privada, Luiz Paulo Brasizza, do Diretor da Virgo Games Studios (parceiro técnico da Fundação Volkswagen), Mario Lapin, entre outras autoridades e convidados.

“A Volkswagen do Brasil oferece muito mais do que veículos com alta tecnologia e segurança. Também assumimos o compromisso de capacitar educadores para que multipliquem entre seus alunos os conceitos de cidadania e segurança no trânsito, formando assim uma nova geração de condutores conscientes. Por meio dessa parceria com o Governo do Estado de São Paulo, a Fundação Volkswagen oferecerá seu projeto educativo JVT (Jogo da Vida em Trânsito) a um número ilimitado de educadores. É a educação a serviço da mobilidade segura”, afirmou o Presidente do Conselho de Curadores da Fundação Volkswagen e Vice-Presidente de Recursos Humanos da Volkswagen Região América do Sul e Brasil, Marcellus Puig.

Parceria por um trânsito seguro
Ao participar do “Movimento Paulista de Segurança no Trânsito”, a Fundação Volkswagen oferecerá gratuitamente três cursos on-line na plataforma (www.jvt.org.br) de seu projeto educacional “JVT (Jogo da Vida em Trânsito)” com carga horária total de 75 horas.

Os cursos capacitarão educadores dos Ensinos Fundamental (8º e 9º anos) e Médio (1º ao 3º ano) da rede pública para trabalharem o tema segurança no trânsito em sala de aula, abordando a importância da cidadania para redução de acidentes, como criar soluções lúdicas (jogos on-line) sobre segurança no trânsito e como implantar nas escolas projetos pedagógicos interdisciplinares sobre mobilidade segura e cidadania. Oferecidos na modalidade MOOC (“Massive On-line Open Course”), os cursos são autoinstrucionais e com vagas ilimitadas.

Conheça o JVT: mais de 88 mil alunos e 1,6 mil educadores beneficiados
O projeto educacional “JVT (Jogo da Vida em Trânsito)”, da Fundação Volkswagen, desenvolvido em parceria com a Virgo Games Studios, incentiva a segurança, cidadania e responsabilidade no trânsito ao capacitar educadores dos Ensinos Fundamental e Médio da rede pública para trabalhem o tema junto aos seus alunos. Lançado em dezembro de 2011, o JVT já formou 1.688 professores, que multiplicaram os conhecimentos para 88.088 estudantes em 272 cidades de 23 Estados brasileiros.

O JVT é fundamentado em três pilares pedagógicos: Aprendizagem Baseada em Projetos, Aprendizagem Baseada em Jogos e Design Thinking para Educadores. Os cursos de formação de educadores podem ser híbridos ou totalmente a distância. O JVT oferece também roteiro de aulas com sugestões de atividades, “Biblioteca de projetos”, “Guia para educadores” (publicação didática de referência para a implantação do projeto JVT nas escolas) e a plataforma on-line www.jvt.org.br (integrando educadores, alunos e conteúdos didáticos).

Outra ferramenta importante é o game 3D “Autopolis”, para computador, no qual o jogador dirige virtualmente, aprendendo de forma divertida sobre segurança, legislação e cidadania no trânsito. Pode ser jogado de forma independente e autônoma ou utilizado pelo professor como ferramenta didática. Com o game, o jogador vivencia situações cotidianas, mostrando que cada ação no trânsito tem uma consequência. Os jogadores dirigem o carro por uma cidade virtual, com limite de velocidade e semáforos que podem ser desrespeitados, por exemplo, mas os infratores estarão sujeitos a penalidades se forem pegos por blitz, radares ou advertências dos demais jogadores, chegando a perder pontos na carteira de habilitação.

Para a produção do game Autopolis foram necessários dez meses de pesquisa e desenvolvimento em parceria com a Virgo Game Studios e o Prof. Gilson Schwartz, coordenador da Cidade do Conhecimento da Universidade de São Paulo (USP). O Autopolis está disponível na plataforma www.jvt.org.br.

Foto: Divulgação