Tiradentes, onde artes e responsabilidade social se encontram

festival de artes tiradentes

Neste mês de setembro, a histórica cidade colonial de Tiradentes será palco do Festival das Artes Vertentes 2017. Em sua 6ª edição, o evento apresentará extensa programação cultural que abrange música, literatura, cinema, artes cênicas e artes visuais. A programação completa pode ser consultada em www.artesvertentes.com.

Propondo uma reflexão em torno da palavra CRENÇAS em seus diversos aspectos, a sexta edição do Festival Artes Vertentes – Festival Internacional de Artes de Tiradentes – será realizada de 14 a 24 de setembro, na charmosa cidade mineira de Tiradentes. 

Dentro desta programação, o Festival mostrará também alguns resultados de sua permanente Ação Educativa, que leva, a cada vez mais crianças e adolescentes a oportunidade de descobrir o mundo pela arte.

artes vertentes3Fundada em 2015, a Associação dos Amigos do Festival Artes Vertentes (AAFAV), patrocina, integralmente, a Ação Educativa junto a crianças das escolas municipais de Tiradentes e da região, graças às contribuições e doações dos associados. Desde o início deste projeto, cerca de 300 crianças já participaram de oficinas de música, artes visuais, artes cênicas e literatura. Estas atividades permitem que as crianças incorporem novas perspectivas ao seu cotidiano e façam descobertas usando a arte.

A Ação Educativa é desenvolvida em parceria com a Associação de Moradores do Alto da Torre – AMAT (Tiradentes), Universidade Federal de São João Del-Rei (UFSJ), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e a Secretaria Municipal de Educação. As oficinas culturais são oferecidas de forma gratuita e regular à comunidade infantil do município de Tiradentes e região e ministradas por professores da UFSJ.

Em 2017, as atividades culturais da Ação Educativa, realizadas entre fevereiro e novembro, são:

  • Manutenção do Coro infanto-juvenil VivaVoz, com ensaios semanais na Escola Estadual Basílio da Gama;
  • Oficinas de inicialização musical realizadas semanalmente na Escola Municipal Padre Lourival e na AMAT;
  • Curso de Pintura e Desenho, ministrado na sede da AMAT, que foi reformada com recursos da AAFAV para melhor aproveitamento das aulas;
  • Aulas de clarineta para crianças e adolescentes, ministradas por professores da UFSJ.

artes vertentes2De acordo com Eduardo Leser, diretor da AAFAV e do Coro infanto-juvenil VivaVoz, o objetivo principal das Artes Vertentes consiste na manutenção permanente de sua Ação Educativa. Para tanto, são imprescindíveis as adesões e doações ao Festival. Além de apoio financeiro, particulares e empresas tem doado instrumentos musicais (flautas doces, clarinetas, etc.) e material educativo. “Já pensou na alegria de ouvir uma peça musical, tocada por uma criança ou adolescente, em um instrumento que você teve a felicidade de doar?”, pergunta o Prof. Dr. Gerd Willi Rothmann, sócio-fundador da Rothmann Sperling Padovan Duarte Advogados, associado da Câmara Brasil-Alemanha de São Paulo.

Fotos: 1 Divulgação Festival Artes Vertentes, 2 Festival Artes Vertentes 2016, 3 Festival Artes Vertentes 2016