Evonik inaugura nova planta em nutrição animal

evonik_-_camaryo_rgbA Evonik Industries inaugurou em Antuérpia (Bélgica) a primeira fábrica mundial para a produção de uma nova fonte de metionina especificamente desenvolvida para alimentação de camarões e outros crustáceos. AQUAVI Met-Met, o dipeptídeo com duas moléculas de DL-metionina, será lançado no mercado em meados deste ano, e será comercializado como aditivo alimentar para aquicultura.

Segundo o Dr. Reiner Beste, Presidente da Diretoria Executiva da Evonik Nutrition & Care GmbH, “Com o AQUAVI Met-Met estamos ampliando a nossa linha de aminoácidos para nutrição animal, incluindo mais uma especialidade de alto valor para os nossos clientes. Isso fortalece ainda mais a nossa posição como líder de mercado e tecnologia”.

De acordo com o Dr. Emmanuel Auer, diretor da linha de negócios Animal Nutrition da Evonik: “Com o AQUAVI Met-Met estamos oferecendo mais uma solução eficiente em custo e sustentável para o setor de produção de camarões e outros crustáceos. Tendo em vista o crescimento da população global e a limitada disponibilidade de recursos, entendemos que torna-se algo de importância vital”.

Em 2015, nada menos que metade do consumo global de peixes, crustáceos e moluscos se originou da aquicultura. A farinha de peixe, fonte de proteína na alimentação desses organismos aquáticos, é um fator de custo considerável para os produtores. A suplementação com aminoácidos permite reduzir significativamente a proporção de farinha de peixe na alimentação, fato já comprovado pela Evonik na produção de peixes. Além disso, a Evonik contribui para a melhoria da sustentabilidade e da conservação da biodiversidade.

Os camarões e outros crustáceos têm hábitos alimentares e sistemas digestivos totalmente distintos dos peixes, por exemplo. Sendo assim, o AQUAVI Met-Met foi desenvolvido especialmente para esses crustáceos. O produto apresenta menor solubilidade em água do que a DL-metionina e não é lixiviado com tanta facilidade. No trato digestivo dos camarões, o dipeptídeo se degrada e a metionina fica disponível para a síntese proteica exatamente no momento certo. Como ficou demonstrado nos experimentos realizados em diversos países, 0,5 kg do AQUAVI Met-Met em 1.000 kg de alimento para camarões resulta no mesmo crescimento que 1kg de DL-metionina. Isso aumenta a eficiência e a sustentabilidade no cultivo de camarões.

O AQUAVI Met-Met já foi registrado como aditivo para alimentação animal em vários países, e mais registros serão realizados. A nova fonte de metionina estará disponível inicialmente para camarões e outros crustáceos, mas a sua eficácia está sendo testada também em relação a outras espécies.

A Evonik traduz mais de 60 anos de experiência na fabricação de aminoácidos essenciais para nutrição animal em soluções que atendam às necessidades em evolução de seus clientes em mais de cem países ao redor do mundo. Na medida em que a Evonik expande o seu escopo de soluções inovadoras em aditivos para nutrição animal além dos aminoácidos, seus clientes podem contar com a empresa para levar a eficácia nutricional ainda mais longe e continuar entregando valor com qualidade consistente. No mundo inteiro, nossos produtos e serviços são, e continuarão sendo, essenciais à produção de alimentos saudáveis e econômicos com menos recursos naturais e uma pegada ecológica mais leve.

Foto: Divulgação Evonik