Engine traz solução em nuvem para indústria farmacêutica

CC Pixabay geraltCrescer de forma sustentável. Esse era o principal objetivo do Instituto BioChimico, indústria farmacêutica focada no segmento hospitalar, quando escolheu a Engine para implementar seu SAP ERP na nuvem. Hoje, a empresa já colhe os resultados práticos desse passo. Agilidade, tempo para pensar estrategicamente no negócio, maior controle e melhoria dos processos são alguns dos benefícios percebidos apenas seis meses depois do go live.

“Deu tudo muito certo desde o início, do desenho do cronograma ao momento em que a solução foi colocada em produção. Nossa percepção do projeto não poderia ser melhor. Alcançamos uma maturidade com apenas seis meses e agora conseguimos entregar os resultados em um tempo mais curto. Apresentamos os relatórios de fechamento de mês para os acionistas dentro dos prazos estabelecidos, nosso principal desafio. Ganhamos cerca de 13 dias nesse processo, o que significa que agora temos mais tempo para analisar melhor o negócio, mergulhar nas estratégias”, conta Paulo Toledo, controller do BioChimico.

Batizado de Avante, o projeto da Engine envolveu a implementação do SAP ERP na modalidade Software como Serviço (SaaS), hospedado em data center homologado de classe mundial, sem investimento inicial e com módulos pré-configurados para o segmento químico-farmacêutico. Foram cerca de sete meses de desenvolvimento. Todas as áreas foram envolvidas em um esforço que mobilizou a empresa para uma verdadeira transformação.

Segundo Toledo, além da agilidade no fechamento, o maior impacto foi na área de compras. “O pedido de compra já sai todo detalhado, bem amarrado, endereçado corretamente. É possível visualizar os impostos que poderão ser recuperados, por exemplo, e caracterizar o que vai entrar na empresa antes mesmo do produto chegar. Além disso, não precisamos ter a estrutura em casa para ter todas essas informações em um lugar seguro e de forma econômica”, acrescenta.

“Desde o início, eles mostraram determinação e certeza do caminho que queriam seguir. A nuvem foi uma escolha feita com muita consciência e a entrega não poderia ter sido diferente. Auxiliar nossos clientes em suas necessidades de negócio e vê-los atingir os resultados esperados, no tempo e custo que eles precisam, é o nosso objetivo”, diz Fábio Barnes, diretor executivo da Engine.

Foto: CC/Pixabay/geralt