EMBRAPII vai à China para intercâmbio de conhecimento em programa de inovação

Foto: Shutterstock

A China, uma das maiores economias do mundo, sedia a 15ª edição do Programa de Imersões em Ecossistemas de Inovação e recebe o Diretor-Presidente da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (EMBRAPII), Jorge Guimarães. O programa, realizado até 26 de abril, vai permitir a gestores, empresários e pesquisadores brasileiros conhecerem a estratégia chinesa para promover a inovação no país. O objetivo é favorecer a geração de novos negócios, bem como a conexão de cadeias produtivas, promovendo a cooperação entre empresas e instituições dos dois países.

Na programação estão previstas visitas em três cidades diferentes: Pequim, uma referência em tecnologia com mais de sete mil startups; Xangai, considerada a capital das fintechs (startups com foco em finanças); e Hangzhou, cidade líder mundial em comércio eletrônico com mais de um terço de todos os websites de e-commerce da China, entre eles o gigante Alibaba. Também está prevista palestra com técnicos do Torch Center, gabinete responsável pela formulação da estratégia de ciência, tecnologia e inovação chinesa.

O governo chinês colabora com treinamento, alocação de capital para pesquisa e desenvolvimento em universidades e centros focados em transferência de tecnologia, além de conceder incentivos fiscais para atrair capital estrangeiro. Somente em 2018, anunciou investimento de US$ 2,1 bilhões em inteligência artificial.

A imersão é uma iniciativa da MEI (Mobilização Empresarial pela Inovação) e realizada pela CNI (Confederação Nacional da Indústria). O roteiro da missão é organizado em parceria com o Ministério das Relações Exteriores, Apex-Brasil e StartSe. Desde o lançamento do programa, em 2016, foram realizadas 14 edições, tanto no exterior (Estados Unidos, Alemanha, Suécia, Holanda, Israel, Itália, Suíça), quanto no Brasil (das quais participaram 341 executivos, de 194 diferentes organizações).