DHL comemora Dia Mundial do Voluntariado plantando 3 mil árvores

meio ambienteO Grupo DHL organiza a 7ª edição do Dia Mundial do Voluntariado (GVD), entre os meses de setembro e outubro, e incentiva seus colaboradores a se envolverem. Durante este período, colaboradores de todas as partes do mundo se juntam com organizações independentes e instituições de caridade para desempenhar um papel ativo na melhoria de suas comunidades locais através de diversos projetos sem fins lucrativos. O evento GVD do ano passado inspirou os colaboradores do grupo Deutsche Post DHL a investir cerca de 365 mil horas de trabalho voluntário em quase 2.500 projetos sociais e ambientais, representando um aumento de 40% sobre o total de horas investidas nessa mesma causa em 2015.

“O envolvimento da comunidade é um princípio fundamental da nossa cultura corporativa – um princípio que é plenamente vivenciado por nossos funcionários, como podemos ver com o aumento constante das horas investidas e no número total de projetos desenvolvidos ao longo dos anos”, disse Christof Ehrhart, vice-presidente executivo de Comunicação Corporativa e Responsabilidade do grupo Deutsche Post DHL. “E por acreditarmos que nossas contribuições com a sociedade e o meio ambiente também fortalecem nossos negócios, o grupo Deutsche Post DHL comprometeu-se a reduzir a zero todas as emissões relacionadas à logística até o ano de 2050, e a médio prazo, treinar e certificar 80% dos funcionários como especialistas da GoGreen até 2025. Com cerca de 510 mil funcionários, somos um dos maiores empregadores do mundo, de modo que podemos causar um impacto positivo bastante significativo sobre a sociedade e seu desenvolvimento sustentável. O Dia Mundial do Voluntariado é apenas uma das oportunidades que nossos funcionários têm para participar de atividades ambientais e de proteção climática, contribuindo de forma significativa para tornar o mundo um lugar melhor para se viver”.

As atividades planejadas para o GVD deste ano são muito diversas: desde a leitura para crianças do jardim da infância até a reconstrução de casas em áreas afetadas por desastres naturais e a organização de unidades de doação. Para apoiar ainda mais o objetivo de emissão zero até 2050, o grupo Deutsche Post DHL planeja se unir a parceiros para plantar um milhão de árvores por ano. Como forma de contribuir com o cumprimento deste objetivo ambicioso, muitos colaboradores já trabalham com organizações em projetos de reflorestamento. Seja plantando árvores, auxiliando adolescentes com oficinas que instruem a como se candidatar a vagas de emprego ou servindo refeições a pessoas carentes, a grande maioria dos projetos do GVD no grupo Deutsche Post DHL se concentra em uma das três iniciativas de longo prazo da empresa: GoTeach, GoHelp e GoGreen, que formam os três pilares da estratégia de sustentabilidade do grupo.

No Brasil, as 3 divisões do grupo Deutsche Post DHL (DHL Express, DHL Global Forwarding e DHL Supply Chain) se uniram para fazer um grande mutirão de plantio de árvores nativas. A ação, desenvolvida em parceria com prefeituras, ONGs e outros parceiros locais, será realizada em 18 cidades, de 8 Estados: Santos, Guarulhos, Jundiaí, Embu, Campinas, Sorocaba (SP), Rio de Janeiro, Itatiaia (RJ), Camaçari (BA), Recife (PE), Araucária PR), Caxias do Sul (RS), Varginha, Uberlândia, Pouso Alegre, Extrema, Betim (MG) e Anápolis (GO).

Além do período central de ação do Dia Mundial do Voluntariado, muitos colaboradores permanecem ativos durante o ano inteiro, oferecendo voluntariamente seu tempo e energia para organizações de caridade e projetos que tocam seus corações. Mais de 15.000 colaboradores do grupo Deutsche Post DHL participam de iniciativas comunitárias de ajuda a refugiados. Para tanto, o grupo opera um fundo de longo prazo para compromissos de voluntariado, ao qual os colaboradores podem recorrer para receber apoio financeiro em favor desses projetos.

Foto: Shutterstock