DHL lança versão aplicativo da plataforma de gestão de riscos na cadeia logística Resilience360

Na 4.ª edição da conferência anual da DHL sobre Risco e Resiliência, a DHL apresentou sua inovação mais recente na área de gestão de riscos na cadeia de abastecimento: o app Resilience360. O aplicativo para smartphones permite o monitoramento quase em tempo real das diferentes fases dos transportes. Ele possibilita às empresas acessarem informações sobre a cadeia de abastecimento em qualquer lugar e em qualquer momento, utilizando tecnologias avançadas para ajudar as empresas a prever, avaliar e atenuar de forma prática eventuais incidentes.

“No mundo cada vez mais conectado, tanto as pessoas como as mercadorias estão em constante movimento, tornando a gestão de riscos quase em tempo real uma necessidade. Ao mesmo tempo, as cadeias de abastecimento tornaram-se incrivelmente complexas”, explica Tobias Larsson, diretor de Resilience360, DHL Customer Solutions & Innovations. “Não obstante, graças a tecnologias revolucionárias como big data, análise preditiva e algoritmos de aprendizagem de máquinas, conseguimos identificar e gerir os riscos como nunca antes. O app permite-nos ter todo esse poder da previsão na ponta dos dedos”.

As cadeias de abastecimento globais enfrentam riscos diversos, tais como catástrofes naturais, ciberataques e um panorama de regulação em rápida mudança. Por exemplo, o Google está utilizando a plataforma para auxiliar o fornecimento de infraestrutura técnica e possibilitar o crescimento de seu data center. “O sistema permite-nos dominar melhor as exceções”, afirma Vivek Syania, Diretor das Operações de Transportes nas Américas do Google. “Em vez de reagirmos a um problema que já ocorreu, agora podemos tomar decisões sobre expedições antes de entrarem na cadeia ou quando estão em trânsito”.

A utilização da plataforma Resilience360 também é indicada para empresas no Brasil. “Manter a resiliência das cadeias de suprimentos é um dos principais desafios das empresas atualmente. Cada vez mais longas e complexas, elas estão sujeitas a quatro categorias principais de riscos: operacional (relativa ao manuseio da carga e processos administrativos), desastres naturais (furacões, incêndios, chuvas torrenciais, etc.), transporte (a movimentação da carga via aérea, marítima ou terrestre e suas combinações) e político/social (conflitos, protestos, greves, etc.). A Plataforma Resilience360 endereça esses riscos, dando visibilidade de forma extremamente rápida e possibilitando aos clientes o aprimoramento de suas operações ”, explica Eric Brenner, CEO da DHL Global Forwarding Brasil.

Divulgação: Shutterstock