Lançada rede internacional de Centros Alemães de Ciência e Inovação

DAAD
Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD)

A partir de agora, os agentes do cenário econômico e de inovação alemã terão uma cooperação maior, pois uma nova estrutura de apoio para os Centros Alemães de Ciência e Inovação (DWIH) foi lançada. Os Ministérios Federais de Educação e Pesquisa, Economia e Tecnologia da Alemanha, o Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD) e os demais parceiros receberam o convite do Ministério Federal de Negócios Estrangeiros da Alemanha para participar do conselho de administradores dos Centros Alemães de Ciência e Inovação. Outros membros desse conselho são a Federação das Indústrias Alemãs (BDI) e a Confederação Alemã das Câmaras de Industria e Comércio (DIHK).

Atualmente há cinco Centros Alemães de Ciência e Inovação no mundo: Nova Iorque, Tóquio, São Paulo, Nova Délhi e Moscou. Os Centros divulgam a Alemanha como local favorável de ciência, economia e inovação. A promoção de redes entre a ciência e a economia, além da consultoria e do apoio de cientistas interessados, faz parte do trabalho e do serviço dos Centros.

O Ministério Federal de Negócios Estrangeiros promoverá os Centros com o apoio do DAAD. Segundo o secretário Walter Lindner: “Os Centros Alemães de Ciência e Inovação são um elemento fundamental da nossa Science Dipolmacy. Num mundo cada vez mais conectado o fator mais importante na concorrência pelos especialistas mais procurados é a apresentação e das nossas ofertas de pesquisa no exterior. Isso só é possível através de uma cooperação estreita das nossas instituições econômicas e científicas.”

A presidente do DAAD, Professora Margaret Wintermantel, explicou: “A internacionalização das ciências é uma questão transversal. A rede das atividades internacionais das universidades alemãs, das instituições de investigação não acadêmicas e da investigação econômica de locais estratégicos é uma caraterística distintiva dos DWIH. O DAAD assumiu a tarefa importante e responsabilizou-se pela organização e pelo desenvolvimento da rede mundial com a sua ampla competência internacional. ”

O objetivo do trabalho dos DWIH é a divulgação de informações através de atividades em redes, publicações e eventos e a promoção da comunicação entre agentes interessados da Alemanha e do país anfitrião nas áreas de pesquisa e inovação. Além disso, projetos de cooperações entre cientistas da Alemanha e do país estrangeiro receberão apoio através de serviços de consultoria e assistência específica. Assim há uma instituição para a mediação de todas as informações relevantes para esse tipo de cooperação científica. Os DWIH são um elemento fundamental da política de relações exteriores da Alemanha.

Para mais informações, acesse.

Foto: Thomas Pankau DAAD