Consultoria expande negócios no Brasil e inaugura escritório no Rio Grande do Sul

Novo escritório da Staufen. Foto: Divulgação / Staufen

Já são mais de 25 anos de muitas histórias de sucesso. A Staufen Consultoria em Transformação, fundada na Alemanha na década de 1990 e que tem como fundamento a metodologia Lean de gestão, comemorou o marco de seus 25 anos – em tempos de crise mundial – com grande crescimento e expansão.

Com presença em mais de dez países, a subsidiária brasileira inaugura em 2020 seu segundo escritório, na capital gaúcha, que reúne plantas de centenas de empresas alemãs e um grande mercado potencial. O escritório de negócios está instalado no prédio da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha (AHK) de Porto Alegre, com quem a Staufen mantem uma importante parceria há anos.

 

Da fundação à expansão

A história da Staufen tem início pelos idos de 1990, quando o engenheiro de processos Martin Haas e o de desenvolvimento de pessoas, Ralf Stokar, se conheceram na Daimler, na Alemanha. Em pouco tempo, as afinidades vieram à tona: eles rapidamente concordaram que o desenvolvimento sustentável de processos funciona apenas se os funcionários também se desenvolverem neste sentido. Foi assim que, em 1994, o conceito único de consultoria, que ainda é a base de todo o modelo de negócios da Staufen, se estabeleceu: ver, aprender, agir e vivenciar.

Onze anos mais tarde, em 2005, veio a primeira expansão da Staufen pelo mundo, justamente por aquela que se firmava como a sexta economia mundial na época: a China. Dali em diante, diversas fusões e aquisições trouxeram à Staufen a experiência e o portifólio de uma empresa global: o Leste Europeu e a Itália, em 2007; o Brasil, em 2013; e por fim a Suíça e o México, em 2017; totalizando hoje mais de 300 funcionários diretos, número bastante relevante para o mercado de consultoria.

No Brasil, a Staufen chegou por meio da fusão com a Táktica Consultoria em Manufatura, que já naquela época somava 12 anos de experiência e um extenso portifólio pelo país e alguns países do mundo. Da união vieram grandes projetos de Transformação Lean com uma abordagem única: a melhoria de processos requer transformação de pessoas, com apoio da tecnologia, para gerar resultados pragmáticos e mensuráveis.

De acordo com o managing diretor da Staufen, Dário Spinola, o grande diferencial da consultoria é o intercâmbio global de experiências entre empresas que experimentaram significativos resultados em suas jornadas de transformação, com foco no desenvolvimento de lideranças que sustentem as melhorias de processo. “A liderança diária no local onde as coisas acontecem assegura a sustentabilidade e a melhoria contínua. Realizamos projetos de transformação e capacitamos executivos e colaboradores a desenvolver a cultura de melhoria, com resultados mensuráveis e visíveis para o rápido sucesso de projetos e o impacto direto no balanço financeiro”, destaca Dário.

A transformação proposta pela Staufen funciona em qualquer setor, desde o automotivo, de bens de capital, energia e processos, aviação, bancário, da construção, varejo e de bens de consumo. Os princípios remetem à empresa o objetivo de entregar com o máximo de economia de recursos, sem defeitos – o que também é uma forma de eliminar desperdícios -, a partir do comprometimento e envolvimento dos funcionários.