BMW estabelece parcerias para desenvolver plataformas de condução autônoma

driver CC Pixabay UnsplashO Grupo BMW, Intel e Mobileye anunciaram no dia 16 de agosto a assinatura de um memorando de entendimento com a intenção que a Fiat Chrysler Automóveis (FCA) se tornará a primeira montadora a se juntar ao grupo para desenvolver uma plataforma líder de condução autônoma, em nível global.

Esta parceria de desenvolvimento pretende alavancar os pontos fortes, capacidades e recursos de cada empresa para melhorar a plataforma de tecnologia, aumentar a eficiência de desenvolvimento e reduzir o tempo de lançamento para o mercado. Engenheiros trabalharão em conjunto na Alemanha e em outros locais, a fim de facilitar este processo. A FCA contribuirá para a engenharia, recursos técnicos e conhecimentos, bem como o significativo volume de vendas, alcance geográfico e uma longa experiência na América do Norte.

“Para alcançar avanços na tecnologia de condução autônoma, é vital formar parcerias entre fabricantes de automóveis e que fornecem a tecnologia”, disse o CEO da FCA, Sergio Marchionne. “Integrarmos esta cooperação permitirá à empresa se beneficiar diretamente de sinergias e economias de escala que são possíveis quando há união com uma visão e um objetivo comum”.

Em julho de 2016, o Grupo BMW, Intel e Mobileye anunciaram que uniram forças para tornar os veículos autônomos uma realidade, contribuindo para o desenvolvimento de soluções de condução altamente automatizadas (Nível 3) e condução totalmente automatizada (Nível 4/5) para a produção em 2021. Desde então, eles têm trabalhado na concepção e desenvolvimento de uma arquitetura que pode ser usado por vários fabricantes de automóveis em todo o mundo, mantendo as identidades de marca de cada empresa.

Esta cooperação continua a um ritmo constante, com o objetivo de implantar nas ruas 40 veículos de teste autônomos até o final de 2017. Também espera se beneficiar a partir dos dados e da aprendizagem obtidos como resultado da frota de 100 veículos de teste de nível 4 anunciada recentemente pela Mobileye, uma empresa do grupo Intel, demonstrando o benefício de escala dessa abordagem colaborativa.

“Os dois fatores fundamentais para o êxito da cooperação são a excelência sem compromisso no processo de desenvolvimento e no alcance da nossa plataforma de condução autônoma”, disse Harald Krüger, presidente da BMW AG. “Com a FCA como nosso novo parceiro, fortalecemos nosso caminho para criar, com êxito, a solução mais relevante e avançada de Nível 3 a 5 como resultado da colaboração global entre as montadoras”.

“A combinação de conhecimento e de mapeamento, fusão de sensores e soluções políticas de condução, oferece segurança e versatilidade em um pacote de baixo custo que se estenderá através de todas as geografias e configurações de estradas”, disse o professro Amnon Shashua, diretor executivo e diretor de Tecnologia da Mobileye.

Foto: CC/Pixabay/Unsplash