Brasif Máquinas aumenta produtividade com aplicativos na SAP Cloud Platform

SAP_Locations_Walldorf_2012_015_@900x598Fundada há mais de 50 anos, a Brasif Máquinas é especializada na distribuição de equipamentos para construção, logística e britagem móvel das principais marcas mundiais; além de locação de soluções para movimentação de materiais e prestação de serviços técnicos de reposição de peças e componentes.

Em 2016, para atender os requisitos de inovação tecnológica impostos pelo crescimento da empresa, aumentando o suporte à área de serviços, a Brasif decidiu buscar ferramentas que permitissem o desenvolvimento de soluções próprias, como aplicativos voltados para a melhoria de gestão de sua equipe de campo e controle de pós venda. Depois de uma pesquisa de mercado, a opção foi pela adoção da plataforma aberta SAP Cloud Platform (SCP) .

O desenvolvimento do app teve início em outubro do ano passado, com a participação do time de tecnologia da Brasif e experts da SAP. Apenas três meses depois, em janeiro de 2017, a solução já estava no ar, junto com uma ferramenta de gestão de dispositivos móveis, também desenvolvida na plataforma SCP. Isso permitiu às áreas de negócios não apenas gerenciar as equipes de campo responsáveis pela manutenção dos equipamentos mas também o contato com os clientes.

Acompanhamento em tempo real

Com a adoção do app desenvolvido sobre a plataforma SCP, a produtividade da equipe de campo aumentou 23% em apenas três meses. “No modelo anteriormente adotado pela Brasif, os técnicos iam à empresa semanalmente, recolhiam as ordens de serviço (OS) e depois retornavam para fazer o lançamento manual de tudo o que haviam feito”, recorda Takamatsu. Agora, toda a gestão de distribuição e execução das ordens de serviço estão no aplicativo hospedado na SCP. Qualquer pendência ou dificuldade é identificada em tempo real pelos programadores de serviços”.

O executivo destaca que os dois apps combinados na SCP permitem identificar exatamente o local em que o técnico está e qual serviço está sendo executado. Hoje, o aplicativo já tem cerca de 120 usuários, e a empresa implementou novas funcionalidades, como a de Intervalo entre Atividades, que permite identificar o tempo de parada dos técnicos para realizar tarefas não programadas, possibilitando identificar e corrigir possíveis ineficiências operacionais. Outra delas é a Identificação de Leads, que permite aos técnicos gerar oportunidades de negócio dentro do aplicativo. “Quando estão em campo, nossos técnicos são nossos olhos dentro do cliente e muitas vezes eles conseguem enxergar oportunidades de novos negócios durante a execução do serviço. Isso certamente nos trará aumento de receita”, prevê Gustavo Takamatsu, gerente de Tecnologia e Inovação da Brasif.. O executivo destaca outro grande benefício: “registramos uma melhoria não só da gestão desses atendimentos pela área de serviço como do nível de satisfação do cliente”.

Foto: Divulgação SAP