Bosch equipa Aeroporto de Cancún com sistema de videomonitoramento

CANCUN - OCTOBER 19: Avianca A-330 preparing for leaving Cancun on October 19, 2014 in Cancun, Mexico. Avianca is oldest continuosly operating airline

O aeroporto de Cancún, além de ser o segundo mais movimentado do México, é o que mais recebe passageiros internacionais. Situado na costa caribenha da Península de Yucatán, o aeroporto atende um número crescente de visitantes vindos de todo o mundo para visitar a herança maia de Cancún ou para aproveitar suas belas praias. 

O número de passageiros tem aumentado rapidamente – de sete milhões em 1999 para cerca de 23 milhões anuais, atualmente. Para lidar com a grande demanda, a área passou por uma ampliação neste ano, tornando-se o aeroporto com mais terminais do México. Com o número de visitantes crescendo gradativamente, a segurança dos passageiros tem se tornado mais exigente e requer novas e completas soluções de segurança.

Por esta razão, o Grupo Aeroportuario del Sureste, conhecido como ASUR, decidiu redesenhar a segurança por meio do monitoramento por vídeo, de forma que um único sistema operasse nos quatro terminais. A Bosch foi escolhida não apenas para equipar o novo terminal 4 com câmeras de vídeo, mas também para integrar os sistemas de videomonitoramento já existentes nos terminais 1, 2 e 3 em uma solução abrangente de vigilância que pudesse ser gerenciada a partir de uma plataforma central unificada. 

No terminal 4, cerca de 600 câmeras Bosch de diferentes tipos e séries estão instaladas a fim de atender necessidades específicas das diferentes áreas dentro e fora do terminal, além de serem utilizadas em uma ampla gama de aplicações – no interior do prédio, elas monitoram a segurança e controle de bagagens, salas de espera, lojas de conveniência, escritórios e a torre de controle; já fora dos terminais, verificam as áreas no perímetro e todos os pontos de acesso ao aeroporto, além da pista de pouso e decolagem. 

Cumprindo um requisito-chave estabelecido pelo Grupo Aeroportuario del Sureste, todas as novas câmeras estão integradas a uma solução de videomonitoramento, que também inclui as câmeras já existentes nos terminais 1 a 3. O Sistema de Videomonitoramento Bosch (BVMS) serve como plataforma comum para administrar centralmente cerca de 1.800 câmeras e suas gravações nos quatro terminais. Já o fluxo de vídeo de todos os dispositivos é armazenado, com segurança, nas unidades de gravação em rede Bosch DIVAR IP, com um total de 92 terabytes de armazenamento disponíveis. 

Para controlar o grande volume de dados de forma simples e segura, a solução inclui quatro gerenciadores de gravação de vídeo (VRM), que permitem que as câmeras transmitam os dados de vídeo relevantes diretamente para os dispositivos de armazenamento DIVAR IP disponíveis, sem o uso de servidores de rede. Isso economiza custos e manutenção do servidor enquanto elimina todos os pontos de falha possíveis, o que aumenta a confiabilidade. Já a capacidade de armazenamento disponível se torna mais eficiente porque os VRM’s equilibram automaticamente a carga do fluxo de vídeo com os volumes de armazenamento gratuitos. Dessa forma, é exigido menos espaço e é mais fácil respeitar o tempo de retenção, com risco mínimo de substituição. 

O Aeroporto de Cancún possui um centro de monitoramento formado por 10 gerentes de segurança 24 horas por dia. Cada agente monitora uma tela com imagens de até 25 câmeras, podendo selecionar suas posições manualmente ou serem notificados automaticamente por alarmes no caso de violação das regras pré-definidas, com base na análise de vídeo embarcada nas câmeras ou na detecção de movimento. 

Foto: Divulgação Bosch