Bosch destaca diferenciais de produtos remanufaturados

1507145857d09c89186cb48ff2269af8c5df183a4fA utilização de um produto remanufaturado como alternativa para economizar é muitas vezes questionável no mercado automotivo, já que muitas pessoas desconhecem os benefícios do recurso. Também é comum haver uma confusão a respeito das diferenças entre um produto remanufaturado e um recondicionado, apesar de utilizarem técnicas completamente distintas. 

Ao contrário do produto recondicionado, no qual as peças não passam por um processo industrial e, por conta disso, oferecem menos segurança ao consumidor, o componente remanufaturado é totalmente verificado na linha de produção do fabricante. Após a desmontagem e inspeção minuciosa, cada peça é limpa e testada tecnicamente. Além disso, dependendo do estado de conservação, os componentes podem ser reusados ou retrabalhados, compondo um produto remanufaturado com as mesmas características técnicas de um novo. Já as peças reprovadas nas análises são descartadas e substituídas por novas. 

Na Bosch, o desenvolvimento sustentável e a proteção ambiental são valores que estão na essência da marca. Por conta desse compromisso, a empresa implementou no início dos anos 2000 um programa global específico para maximizar o reuso de peças – o Exchange Bosch, que poupa em até 90% o uso de matéria-prima mundialmente. 

Com o programa, a Bosch mundialmente recoloca no mercado produtos remanufaturados industrialmente e, assim, o processo auxilia a reduzir a emissão de CO2 em cerca de 25 mil toneladas métricas – o equivalente a dois mil hectares de floresta.

Além de contribuir para um desenvolvimento sustentável, o programa Exchange evita que equipamentos fora dos padrões de qualidade sejam recolocados no mercado por terceiros, com peças não originais e que podem interferir na performance do veículo, além de gerar riscos no trânsito.

Linha Reman 

A Bosch disponibiliza para o mercado a linha Reman, que conta com injetores Common Rail e bombas UP manufaturados que visam atender diversas frotas de ônibus e caminhões, seguindo as mesmas normas de controle de qualidade de etapas de fabricação do produto original, oferecendo garantia, durabilidade e desempenho iguais aos de um item original. 

Os injetores proporcionam soluções rápidas para o mercado – veículo parado por menos tempo na oficina – e possibilitam que a empresa recolha do mercado as peças usadas e contaminadas, efetuando o descarte correto dos componentes que não serão mais reutilizados.  

Foto: Divulgação Bosch