BMW i lança carregador sem fio para carros híbridos

P90277538_lowRes_bmw-wireless-charginA BWW i é a primeira fabricante mundial de veículos a lançar no mercado o inédito carregador por indução para as baterias de veículos híbridos plug-in. A produção terá início em julho e faz parte da estratégia global do BMW Group NUMBER ONE > NEXT, na qual a companhia segue liderando o desenvolvimento de tecnologias inovadoras de carregamento que facilitam o uso cotidiano de veículos eletrificados.

O equipamento será oferecido como opcional e consiste em dois itens: a estação de carregamento indutivo (GroundPad) que pode ser posicionada em garagens ou ao ar livre, e um componente secundário ao veículo (Carpad) fixado em sua parte inferior. A indução, induzida pelo ground pad, entre eles é realizada a uma distância de oito centímetros. Enquanto o GroundPad gera o campo magnético, o CarPad induz a corrente elétrica que carregará a bateria.  

P90277540_lowRes_bmw-wireless-charginO carregamento indutivo, por sua vez, representa um passo adiante aos atuais cabos elétricos: basta pressionar o botão start/stop do dispositivo que o carregamento é iniciado. Quando a bateria estiver totalmente cheia, o sistema é desligado automaticamente. Impermeável e resistente, o carregador suporta chuva ou neve, sendo desligado na presença de objetos estranhos a ele.  

Por enquanto, o BMW Wireless Charging pode ser encomendado por meio de leasing para o BMW 530e iPerformance. Com uma potência de 3,2 kW, as baterias de alta tensão são carregadas, no caso do sedã híbrido, em cerca e três horas e meia — e com uma taxa de eficiência de 85%. 

O lançamento dessa tecnologia faz com que o BMW Group dê um passo adiante na infraestrutura que tornará o carregamento da bateria de um veículo eletrificado ainda mais simples do que reabastecer um carro com um motor à combustão. As vendas do carregador sem fio terão início na Alemanha e, na sequência, começam no Reino Unidos, Estados Unidos, Japão e China.      

Foto: Divulgação BMW